sábado, maio 17, 2008

Wildcards vitoriosos no WCT

Vitórias de wildcards, como a de Bruno Santos, são significativas no ranking porque os pontos do campeão são descartados. Fato não muito raro - o blog apurou pelo menos 9 vitórias de wildcards em etapas do WCT.

Em 1994, Ricardo Tatuí conquistou a segunda vitória brasileira seguida na temporada (Flávio Padaratz vencera em Hossegor) no Quiksilver Surfmasters, em Biarritz, em ondas de 2 pés. Tatuí derrotou Stuart Bedford Brown, Kelly Slater, Michael Barry, Shane Powell e, na final, Jeff Booth. Biarritz foi a única das três etapas francesas do WCT que Tatuí recebeu convite da ASP - ele havia ficado de fora da elite por uma posição.

Em 1997, no Chiemsee Pipemasters, Johnny Boy Gomes derrotou Michael Ho na primeira final entre trialistas da história do evento - em ondas de 6 a 8 pés.

Em 1999, Joel Parkinson, então com 19 anos, venceu em Jeffrey's Bay seu primeiro WCT - ele derrotou na final Ross Williams. *

No mesmo ano - na etapa seguinte - foi também como convidado que Neco Padaratz conquistou sua primeira taça no Dream Tour, no Gotcha Pro, em Huntington Beach. Neco conseguiu vaga ao terminar o US Open na semana anterior em terceiro - os dois primeiros (Shea Lopez e Rob Machado) eram top 45. O evento WQS teve ondas de 6 a 8 pés. Na semana seguinte, em ondas de um metro, ele derrotou Fábio Gouveia na primeira final brasileira do Grand Slam.

Em 2000, o então hexacampeão mundial aposentado Kelly Slater foi campeão do Gotcha Pro Tahiti, em Teahupoo. Foi o ano em que as ondas alcançaram 12 pés nos primeiros dias e houve o acidente em que o Neco quase morreu afogado. Slater, convidado, derrotou Shane Dorian em tubos de 5 pés na final.

Em 2001, a abertura e o encerramento da temporada de cinco etapas (abreviada pelo atentado de 11 de setembro) foram vencidas por wildcards - o que ajudou a definir o título mundial de CJ Hobgood, que não venceu nenhuma.

Mick Fanning venceu um WQS 6 estrelas para chegar ao Rip Curl Pro, em Bells Beach, e depois venceu o evento - sua primeira conquista no WCT. A final foi com Daniel Wills, em ondas de 3 a 5 pés.

Na etapa decisiva, Myles Padaca venceu o trials e depois o Rip Curl Cup, em Sunset Beach, com ondas de 8 a 10 pés. Mick Lowe foi vice. CJ perdeu na 3ª fase.

Em 2004, o Rip Curl Pipeline Masters foi vencido pelo wildcard Jamie O'Brien, em uma final de quatro competidores, com Sunny Garcia, Kalani Robb e Bruce Irons, em ondas de 6 a 8 pés.

E em 2008, Bruno Santos conquistou o Billabong Pro, em Teahupoo, Tahiti, após ficar em segundo na triagem, vencida por Jamie O'Brien. O trials teve ondas de 10 pés - a nota 10 de Bruno na semifinal foi considerada a onda do evento. O evento principal teve ondas de 3 a 6 pés; o título foi sobre o wildcard local Manoa Drollet.

Tatuí, Neco, Slater, Parko e Bruno eram wildcards não-locais; Johnny Boy, Padaca, Fanning e O'Brien venceram em casa.

* Post atualizado após colaboração de Túlio Brandão, do SurfeDeLuxe.

0 Comentários: