sexta-feira, novembro 14, 2008

A trágica morte de Dickie Cross em Waimea

Em 22 de dezembro de 1943, insatisfeitos com as ondas em Waikiki, Woodie Brown e Dickie Cross foram ao north shore de Oahu. Um lugar quase deserto na época - Woodie havia surfado apenas três ou quatro vezes lá.

Ondas de 20 pés quebravam em Sunset Beach, dos dois lados de um estreito canal. A dupla observou o mar da areia e achou seguro fazê-lo dentro d'água, no canal. Pareceu-lhes viável sair remando contra a correnteza, se necessário; resolveram então pegar algumas ondas no outside.

A quase um quilômetro da areia, as ondas quebravam dos lados de um área com águas profundas. Mas as ondas continuaram aumentando. Duas décadas antes do surgimento da previsão de tempo, eles não tinham como saber que aquele swell de noroeste seria o maior em décadas.

Subitamente os dois viram uma onda gigantesca quebrar quase um quilômetro em direção ao horizonte. A espuma - com vinte pés de altura - se desfez ao alcançar as águas profundas do canal em que estavam. Uma série de cinco ou seis ondas passou. Eles perceberam que era melhor sair.

Após muita remada, concluíram que não haviam mudado de lugar.

Os dois decidiram então esperar a passagem de uma daquelas séries monstruosas, ir para além da zona de arrebentação delas e depois remar até Waimea Bay, a três quilômetros de distância. Quando os dois passaram por Waimea, mais cedo, as ondas tinham vinte pés, mas havia um canal. Por onde eles pretendiam sair.

No trajeto, Woodie achou que estavam a perigo e foi mais algumas dezenas de metros para o fundo. Dickie achou desnecessário. Uma série enorme quase o surpreendeu. Woodie perguntou se ele achava que teria sobrevivido se tivesse sido pego. Dickie respondeu que não.

Ao chegar em Waimea, ondas de vinte pés quebravam sem parar. Séries ainda maiores entravam a cada dez minutos. Em terra, o mar atravessava a rodovia.

Woodie sugeriu que se aproximassem do canal para observar as séries, mas Dickie remou para dentro, sem atender aos seus apelos. Do fundo, Woodie viu-o passar sobre algumas ondas; percebeu que perdera a prancha; e remava para resgatá-lo, quando entrou outra série.

Woodie optou por remar primeiro para o fundo. Dois sem prancha era pior que um. Mas não conseguiu passar a primeira onda. Mergulhou o mais fundo que pôde, cerca de trinta pés. Foi atingido pela espuma mesmo assim.

Ele furou cinco ondas a nado. Quando a série passou, não viu mais seu amigo. Certo de que ia morrer, decidiu tentar sua idéia original. Nadou até o canal no meio da baía, esperou passar uma série e rumou em direção a praia. Mergulhava pouco antes de ser atingido pela espuma, menos fundo a cada onda.

Quase morreu afogado, mas conseguiu sobreviver. Foi varrido praia adentro pelo mar. Sem conseguir ficar em pé, engatinhou até receber ajuda.

Perguntou sobre "o outro cara", disseram-lhe que haviam visto quando ele foi engolido por uma onda. O que o fez presumir que tentou pegar uma onda no peito (de jacaré). Dickie tinha 17 anos.

George Downing depois diria que as ondas naquele dia alcançaram 40 pés. Dentro d'água, Woodie e Dickie haviam avaliado o tamanho em 60.

Por mais de uma década após, o north shore foi evitado por surfistas. Makaha - na costa oeste, mais protegida - firmou-se como o centro do surfe de ondas grandes até o final dos anos 50, quando uma nova leva de desbravadores voltaria a explorar Sunset, Waimea e adjascências com frequência.

Woodie faleceu em 16 de abril de 2008, aos 96 anos de idade - ele surfou até os 93.

Fonte: Relato de Woodie Brown em entrevista a Malcolm Gault-Williams no Legendary Surfers

1 Comentários:

Back to Singlefins disse...

Dickie Cross foi um marco na história assim como Woody. Parabens pela postagem e pela tradução.

Abraço.