terça-feira, novembro 14, 2006

2005

Mundial
O WCT teve 11 etapas; Kelly Slater fez cinco finais, venceu quatro e conquistou o heptacampeonato com um evento de antecedência, em Imbituba (foi a quinta vez que o título foi decidido no Brasil, a segunda seguida).
A etapa brasileira foi no sul do país pelo terceiro ano seguido - Nova Schin Festival foi na Vila de Imbituba, penúltima parada do calendário. Damien Hoobgood derrotou Victor Ribas na final - desde 1998 um brasileiro não chegava a decisão do WT caseiro; foi o melhor resultado nacional na temporada.
O Brasil teve nove representantes entre os top 45: Victor Ribas, Paulo Moura, Peterson Rosa, Marcelo Nunes, Raoni Monteiro, Renan Rocha, Guilherme Herdy, Bernardo Miranda e Neco Padaratz. Guilherme Herdy e Bernardo Miranda competiram como alternate; Neco Padaratz foi afastado do tour na etapa de Jeffrey's Bay por acusação de doping. Os três competiram em apenas metade das etapas.
Victor Ribas foi top 16 pela quarta vez.

O WQS teve 44 etapas; Adriano de Souza venceu duas e conquistou o oitavo título brasileiro no Qualifying em 14 anos.
O Brasil sediou quatro etapas: Noronha, Bahia, Maresias e Mole. Apenas uma foi vencida por um estrangeiro.
Houve sete vitórias brasileiras no WQS: além das três em casa, as outras quatro foram no Equador, em Portugal, no Japão e na França.

Brasil
A sexta edição do SuperSurf teve cinco etapas, como nos dois anos anteriores. Fábio Gouveia fez duas finais, venceu uma e conquistou o bicampeonato brasileiro.
Simão Romão venceu as segundas edições da Seletiva Petrobras e do BrasilTour.
Hizunomê Bettero foi campeão paulista profissional.
Hizunomê também venceu o Oakley Junior Challenge, na Vila de Imbituba, em maio - derrotou Leandro Bastos na final.
Thiago de Souza foi campeão cearense.

Santa Catarina
Como no ano anterior, o estado sediou uma etapa de cada um dos principais circuitos profissionais: WCT, WQS, Super Surf e BrasilTour.
O Circuito Catarinense - a Taça Kaiser Summer/Sul Nativo Surf Pro teve quatro etapas, também válidas pelo Brasil Tour. O campeão Jean da Silva fez duas finais e venceu a última.

Falecimento
No dia 2 de dezembro, o surfista taitiano Malik Joyeux, de 25 anos, morreu enquanto surfava em Pipeline, no Hawaii.

0 Comentários: