terça-feira, fevereiro 20, 2007

2001 - WQS 04: Reef Brazil Classic

Reef Brazil Classic
4ª etapa do World Qualifying Series (WQS)
Local: Praia da Joaquina, Florianópolis
Data: 25 a 28 de janeiro de 2001

Resultado
1º. Mikael Picon (FRA)
2º. Joca Júnior (RN)
3º. Guilherme Herdy (RJ)
4º. Tiago Pires (POR)
5º. Raoni Monteiro (RJ)
5º. Paulo Moura (PE)
7º. Odirley Coutinho (SP)
7º. Dunga Neto (CE)

Semifinais:
1: Joca Jr, Mikael Picon, Odirlei Coutinho, Paulo Moura
2: Guilherme Herdy, Tiago Pires, Raoni Monteiro, Dunga Neto

Resultado Feminino
Taça Prefeita Ângela Amin
1ª etapa do Super Trials feminino
1ª. Andréa Lopes RJ)
2ª. Jacqueline Silva (SC)
3ª. Suelen Naraisa (SP)
4ª. Tais de Almeida (RJ)


Informações complementares:
Houve 144 inscritos de 11 países. Foi a segunda prova da "perna sul-americana de verão" do WQS. As ondas estavam pequenas e diminuíram nas fases finais, realizadas em ondas de meio metro de altura. A competição terminou em um domingo (dia 28) com praia lotada, sol forte e calor. A temperatura passou dos 40 graus.
Na bateria decisiva, Guilherme Herdy saiu em vantagem com notas 5,5 e 6,67 em suas primeiras ondas. Tiago Pires recebeu um 6,5, mas Mikael Picon e Joca Júnior dominaram a disputa nos minutos finais. Joca liderou após receber uma nota 6,6, mas Picon recebeu 6,6 e 5,83 em duas ondas seguidas e levou o título. Placar da Final: Mikael Picon 17,66, Joca Júnior 16,63, Guilherme Herdy 15,4, Tiago Pires 14,4.
O campeão Mikael Picon, então com 21 anos, é marroquino naturalizado francês. Ele havia terminado em terceiro lugar na etapa anterior, abertura do WQS na Argentina, e com a vitória assumiu a liderança do ranking. Ele também se tornou o primeiro surfista francês a vencer uma etapa em toda a história do Circuito Mundial. Morador de Capbreton, em Hossegor, na França, estava acostumado a ondas pequenas e médias e declarou que a vitória era "o melhor momento de sua vida". Foi a quinta vez que Mikael Picon veio competir no Brasil. Ele ganhou US$ 6 mil pela vitória. O vice Joca Júnior, que retornou neste ano a elite mundial, assumiu a vice-liderança do ranking WQS. Guilherme Herdy fazia parte dos top 44 do WCT e residia há quatro anos em Florianópolis. Odirlei Coutinho chegou invicto às semifinais.
A presença de dois europeus na final foi considerada pela reportagem um sinal do desenvolvimento do surfe no continente.
O evento foi uma realização da Fecasurf, com patrocínio da Reef Brazil, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Zip.Net, apoio da Fundação Municipal de Esportes, do Governo do Estado de Santa Catarina e das lojas de surfe Jeffrey's Bay, Mother Ocean, Bleat, Tent Beach, Central Surf, Back Wash e Uluwatu, com promoção da Revista Fluir e Rede Atlântida FM.
Na semana seguinte começou a 3ª etapa do WQS, o Hang Loose Pro Contest, em Fernando de Noronha, nos dias 2 a 9 de fevereiro.
Cobertura SulNativo / 360graus

Fonte: sites Surf Pro, Sul Nativo e ASP South America.

Mais: Todas as etapas do WQS 2001
Todos os eventos cadastrados de 2001

0 Comentários: