sábado, março 17, 2007

1992 - WQS 42: Hard Rock Cafe

Hard Rock Cafe
42ª etapa do World Qualifying Series
Local: Sunset Beach, Oahu, Hawaii
Data: 7 a 17 de dezembro de 1992

Resultado
1º. Martin Potter (GBR)
2º. Vetea David (TAH)
3º. Johnny Boy Gomes (HAW)
4º. Taylor Knox (EUA)
5º. Tony Moniz (HAW)
5º. Michael Ho (HAW)
7º. Dave Macaulay (AUS)
7º. Gary Elkerton (AUS)

Semifinais
1: Martin Potter, John Gomes, Michael Ho, Dave Macaulay
2: Taylor Knox, Vetea David, Tony Moniz, Gary Elkerton

Quartas-de-final
1: Martin Potter, John Gomes, Marty Thomas, Liam MacNamara
2: Michael Ho, Dave Macaulay, Flávio Padaratz, Michael Barry
3: Vetea David, Gary Elkerton, Tom Curren, Barton Lynch
4: Taylor Knox, Tony Moniz, Rob Bain, Sunny Garcia

Oitavas-de-final
1: John Gomes, Marty Thomas, Matt Hoy, Damien Hardman
2: Martin Potter, L.MacNamara, Fábio Gouveia, Graham Wilson
3: Michael Ho, Michael Barry, Derek Ho, Tom Carroll
4: D.Macaulay, Flávio Padaratz, Simon Law, Pancho Sullivan
5: Gary Elkerton, Vetea David, Richie Collins, Erin Grabarek
6: Tom Curren, Barton Lynch, Kelly Slater, Jeff Booth
7: Sunny Garcia, Tony Moniz, Luke Egan, Bryce Ellis
8: Taylor Knox, Rob Bain, Cheyne Horan, Todd Holland


Informações complementares:
Foi o último evento da ASP em 1992.
Dos três brasileiros no primeiro round da triagem, apenas Magnus Dias avançou na competição (Eraldo Gueiros e Rodolfo Lima foram eliminados). No 2º round outros 16 brasileiros competiram. Ricardo Tatuí perdeu a chance de entrar para o WCT 93 ao ser eliminado na terceira bateria, terminando o ano na 47ª colocação. O texto de Rosaldo comenta que Tatuí havia perdido o título brasileiro deste ano para Jojó de Olivença "aos 46 minutos do segundo tempo". No mesmo round, Peterson Rosa venceu três australianos (Jeremy Byles, Jacob Peterson e Kye Fitzgerald) "detonando todas as seções em Sunset e finalizando suas ondas em Val's reef". Peterson foi eliminado no último round das triagens (em terceiro, atrás de Tony Ray e Tony Moniz), terminou em 49º no evento, subiu para 41º no ranking e garantiu vaga no WCT 93, ao lado de Teco Padaratz e Fábio Gouveia.
O mar subiu no início do evento principal, com séries de 12 pés. A reportagem destaca Johnny Boy, Liam McNamara e Kelly Slater (que pegou duas ondas da série e duas intermediárias na mesma bateria em que Greg Anderson e Shaun Munro "quase morreram afogados"). Também destaca Tom Curren, Tony Moniz e Taylor Knox, "que veio desde as triagens (...) a maior revelação do campeonato".
No 2º round, com ondas por volta dos seis pés, Fábio Gouveia, que defendia o título do ano anterior, terminou em terceiro, atrás de Martin Potter e Liam McNamara. Flávio Padaratz virou uma bateria "praticamente perdida" sobre Simon Law há dois minutos do final, passando em segundo, atrás de Dave Macaulay. O texto destaca a disputa entre Tom Curren e Kelly Slater. "Curren apareceu na praia quando faltavam cinco minutos (...) em cima de uma bicicleta velha, com a prancha embaixo do braço (...) esbanjava calma e segurança. Slater parecia nervoso. Curren saiu entubando (...) liderou a bateria desde o início (...) a briga pela segunda vaga ficou entre Slater e Barton Lynch". Curren cometeu uma interferência no final da disputa, mas avançou mesmo somando apenas duas ondas; Slater, então campeão mundial, foi eliminado. Curren perdeu na fase seguinte (quartas) para Gary Elkerton e Vetea David.
Flávio Padaratz foi eliminado nas quartas-de-final por Michel Ho e Dave Macaulay, mas garantiu o título do WQS com o resultado, "sua maior conquista até hoje". Teco e Fábio Gouveia terminaram o ano entre os top 16 do WCT (Gouveia venceu uma etapa no Japão).
Sunny Garcia também perdeu nas quartas e ficou dependendo do resultado de Gary Elkerton para conquistar a Tríplice Coroa Havaiana (Elkerton precisava ganhar o campeonato, mas perdeu na semi).
A final teve 45 minutos. Potter, então com 27 anos, "já havia ganhado campeonatos em praticamente todo o mundo, menos no Hawaii". Ele declarou que "uma vitória no Hawaii (...) era como um elo perdido na minha carreira (...) agora posso até me aposentar".
Espelho de bateria
Fonte: matéria de 4 páginas publicada no encarte In Fluir, edição nº 88 da revista Fluir (fevereiro/1993), com texto de Rosaldo Cavalcanti e fotos de Agobar Oliveira Júnior e Joli.

Mais: Todas as etapas do WQS 1992
Todos os eventos cadastrados de 1992.

0 Comentários: