quarta-feira, março 14, 2007

1993 - WQS 47: Wyland Pro

Wyland Pro
47ª etapa do World Qualifying Series (3 estrelas)
Local: Haleiwa, Oahu, Hawaii
Data: 16 a 24 de novembro de 1993

Resultado
1º. Sunny Garcia (HAW)
2º. Kelly Slater (EUA)
3º. Derek Ho (HAW)
4º. Michael Barry (AUS)
5º. Vince Dela Pena (EUA)
5º. Kaipo Jaquias (HAW)
7º. Tony Ray (AUS)
7º. Martin Potter (GBR)

Semifinais
1: Sunny Garcia, Kelly Slater, Vince Dela Pena, Tony Ray
2: Michael Barry, Derek Ho, Kaipo Jaquias, Martin Potter

Quartas-de-final
1: Tony Ray, Vince Dela Pena, Shane Herring, Stuart B.Brown
2: Sunny Garcia, Kelly Slater, Peter Mel, Vetea David
3: Martin Potter, Michael Barry, Taylor Knox, Marty Thomas
4: Kaipo Jaquias, Derek Ho, Damien Hardman, David Gonsalves


Informações complementares:
Foi o terceiro ano seguido em que Haleiwa sediou um evento patrocinado pelo artista plástico Wyland, "famoso por seus murais gigantes com temas eco-marinhos". A competição abre a Tríplice Coroa Havaiana e foi marcada por ondas pequenas e sucessivos adiamentos, até ser encerrado em "esquerdas e direitas de 3 a 6 pés".
Nas quartas-de-final, Marty Thomas fez marcação cerrada em Taylor Knox após ser penalizado por uma interferência - episódio parecido com o que envolveu Todd Holland e Victor Ribas no Sea Club Final Heat, em Maresias, no mesmo ano. O fato "fez a ASP enxergar melhor a necessidade de uma regra de expulsão da água em casos de marcação cerrada".
Na segunda semi, Derek Ho superou Kaipo Jaquias por décimos. Munga Barry entrou na final, com ondas de 3 a 4 pés, usando uma prancha 5'11. Slater saiu na frente na bateria decisiva, com uma esquerda excelente, mas Sunny Garcia "rapidamente dominou a bateria". Slater ficou precisando de 7,88 para vencer, mas saiu da água faltando dois minutos. Foi a segunda vitória consecutiva de Sunny Garcia no Wyland.
Desempenho dos brasileiros:
Fábio Gouveia e Pedro Muller foram os melhores colocados, em 17º. Victor Ribas também chegou ao 4º round mas ficou com a 25ª colocação. A reportagem destaca também Peterson Rosa, "atacando o lip e pegando um tubo irado (...) fez lembrar seu surf em Sunset" no ano anterior.
Espelho de bateria
Fonte: matéria de três páginas no encarte In Fluir, edição nº 100 da revista Fluir (fevereiro/1994), com texto de Ricardo Estrada e fotos de Peter Wilson.

Mais: Todas as etapas do WQS 1993
Todos os eventos cadastrados de 1993

0 Comentários: