quinta-feira, abril 19, 2007

1989 - 1ª etapa do Circuito Catarinense

1ª etapa do Circuito Catarinense
Local: Praia da Joaquina, Florianópolis
Data: maio de 1988

Resultado
1º. Flávio "Teco" Padaratz (SC)
2º. Fabiano Fischer (SC)
3º. Luiz Neguinho (SP)
3º. Saulo Lira (SC)
5º. David Husadel (SC)
5º. Evandro dos Santos (SC)
5º. Neco Padaratz (SC)
5º. Marcelo Skroch (PR)
9º. Carlos Gama (SC)
9º. Jacaré (PR)
9º. Waldermar "Bilo" Wetter (SC)
9º. Ícaro Cavalheiro (SC)
9º. Ivan Junkes (SC)
9º. Sandro Neto (RS)
9º. Carlos Santos (SC)
9º. Carlos Kxot (SC)

Oito classificados das fases iniciais: Fabiano Fischer, Jacaré, Evandro dos Santos, Sandro Neto, Neco Padaratz, Luiz Neguinho, Flávio "Teco" Padaratz e Marcelo Skroch.

Semifinais: Teco Padaratz d. Saulo Lira, Fabiano Fischer d. Luis Neguinho. Quartas-de-final: Fabiano Fischer d. Marcelo Skroch, Saulo Lira d. Evandro dos Santos, Teco Padaratz d. Neco Padaratz, Luis Neguinho d. David Husadel. Oitavas-de-final: Fabiano Fischer d. Ícaro Cavalheiro, David Husadel d. Jacaré, Evandro dos Santos d. Ivan Junkes, Luis Neguinho d. Gama, Saulo Lira d. Sandro Neto, Neco Padaratz d. Carlos Santos, Teco Padaratz d. Carlos Kxot, Marcelo Skroch d. Bilo.


Informações complementares:
O evento começou debaixo de chuva, que no decorrer do primeiro dia parou e deu lugar ao sol. As ondas tinham até 5 pés (1,5m) de altura, segundo a reportagem, "perfeitas, fortes e cavadas", e o mar estava liso como um espelho, com vento terral fraco. Na metade do primeiro dia entrou um forte vento sul e a segunda fase encerrou com ondas mexidas. No dia decisivo, o vento parou novamente e a competição encerrou com boas ondas.
Os irmãos Padaratz competiram desde as primeira fases e o surfe de Teco é descrito na revista como "fora de série". Os dois se enfrentaram no segundo round e fizeram dobradinha na bateria, em um mar mexido pelo vento sul.
A partir das oitavas, no dia decisivo, os confrontos foram no sistema homem-a-homem. A reportagem narra cada bateria e destaca: a vitória de Neco, então com doze anos de idade, sobre Carlos Santos, recém-chegado de uma viagem ao Uruguai; a bateria entre Teco Padaratz (que "parecia invencível") e Kxot, que tirou dois tubos (um de front e um de backside) mas não superou Teco, "que realmente era perfeito e diferente". Destaca também o surfe do paranaense Marcelo Skroch, "que mostrou estilo bonito"; e o segundo confronto entre os irmãos Padaratz, nas quartas.
A final teve 30 minutos. Fischer pegou a primeira onda, deu duas batidas "casca grossa" e manobrou até a beira. Quando voltava para o fundo viu Teco cair, mas foi o único momento que esteve na frente. Teco surfou duas esquerdas "simplesmente incríveis, porque eram manobrões alucinantes, de jogar muita água e muito radicais (...) um show de floaters irados despencando junto com o lip". Com o resultado definido, Fischer caiu nas últimas ondas e saiu alguns segundos antes da buzina.

Fonte: matéria escrita na primeira pessoa e não-assinada na edição nº 26 da revista Inside (maio e junho/1989).

Mais: Todas as etapas do Catarinense 1989
Todos os eventos cadastrados de 1989

0 Comentários: