segunda-feira, abril 30, 2007

2002 - WQS 02: Reef Brazil Classic

Reef Brazil Classic
2ª etapa do World Qualifying Series
Local: Praia Mole, Florianópolis
Data: 23 a 27 de janeiro de 2002

Resultado
1º. Anselmo Correa (RJ)
2º. Neco Padaratz (SC)
3º. Drew Courtney (AUS)
4º. Bernardo Pigmeu (PE)
5º. Odirlei Coutinho (SP)
5º. Renan Rocha (SP)
7º. Jihad Kohdr (PR)
7º. Tânio Barreto (AL)

Semifinais: 1. Bernardo Pigmeu, Neco Padaratz, Odirlei Coutinho, Jihad Kohdr; 2. Drew Courtney, Anselmo Correa, Renan Rocha, Tânio Barreto.


Informações complementares:
Foi a primeira final internacional em um evento pro de Anselmo Correa, que estava há 3 anos sem patrocínio.
Anselmo recebeu US$ 6 mil pela vitória (a premiação total foi de US$ 60 mil).
O Reef Brazil Classic havia sido realizado na Joaquina nos quatro anos anteriores. A etapa de abertura do WQS estava prevista para ser na Argentina, mas foi cancelada devido aos "problemas financeiros enfrentados pelo país vizinho".
A competição teve "praia lotada, belo público e boas merrecas". Na sexta, a disputa foi paralisada por causa das "péssimas condições do mar, ventos e chuva forte". O evento poderia ser transferido (a estrutura era móvel), mas o mar melhorou e foi mantido na praia Mole. Fábio Gouveia, Teco Padaratz, Peterson Rosa e o campeão do ano anterior, o francês Mikael Picon, perderam na estréia.
Entre os melhores catarinenses, Marcelo Coutinho e Michel Flores passaram as triagens e avançaram até as oitavas-de-final. Michel perdeu para Neco Padaratz e Joca Júnior; Marcelo foi eliminado por Anselmo Correa e Victor Ribas (por seis décimos).
A reportagem aponta como uma das melhores baterias do evento o confronto das oitavas em que Jihad Kohdr e Bernardo Pigmeu derrotaram Fábio Silva e Armando Daltro. Era o primeiro campeonato como profissional de Jihad, que marcou a maior média do evento nesta fase (25,8 pts, sendo sua pior nota um 8.5).
Nas quartas-de-final, Anselmo Correa virou o resultado sobre Victor Ribas ao receber uma nota 9 em sua última onda (precisava de 8,75). Na semifinal ele também consegiu a vaga nos instantes finais, virando sobre Renan Rocha.
A bateria decisiva teve 30 minutos e a disputa ficou entre Anselmo e Neco. Anselmo tirou um 8,5 em sua terceira onda e Neco recebeu 8 em sua quarta. Anselmo segurou o resultado e Neco "em sua última onda, ainda em pé na seção do inside, saiu aplaudindo o campeão".
Na época, Neco Padaratz e Bernardo Pigmeu dividiam uma casa em um condomínio na praia Mole.
O Reef Brazil Classic de 2002 foi realizado pela Fecasurf, com patrocínio da reef Brazil e Prefeitura Municipal de Florianópolis, apoio da Fundação Municipal de Esportes, do Governo do Estado de SC, da Codesc e das lojas Sul Nativo, Jeffrey´s Bay e Authentic Sports, com promoção da Rede Atlântida FM.
Cobertura Guia de Praias

Fonte: matéria de duas páginas na edição nº 35 do jornal Drop, com texto de João Ricardo Lopes e fotos de Flávio Vidigal.

Mais: Espelho de bateria (ASP)
Todas as etapas do WQS 2002
Todos os eventos cadastrados de 2002

0 Comentários: