domingo, maio 27, 2007

1989 - 7ª etapa do Circuito Brasileiro

Sea Club
7ª e última etapa do Circuito Brasileiro
Local: Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
Data: novembro de 1989

Resultado
1º. Paulo Kid (SP)
2º. Picuruta Salazar (SP)
3º. Neno Mattos (SP)
3º. Jojó de Olivença (BA)
5º. Dadá Figueiredo (RJ)
5º. Ricardo Tatuí (RJ)
5º. Tinguinha Lima (SP)

Semifinais
Picuruta Salazar d. Neno Mattos
Paulo Kid d. Jojó de Olivença

Quartas-de-final
Neno Mattos d. Tinguinha Lima
Paulo Kid d. Ricardo Tatuí
Jojó de Olivença d. Dadá Figueiredo

Resultado Trials
1º. Victor Ribas (RJ)
2º. Fernando Bittencourt (RJ)
3º. Rogério Alemão (SP)
4º. Ivan Junkes (SC)


Informações complementares:
O Sea Club foi definido como última etapa do circuito brasileiro após a desistência da Town & Country. Cogitou-se dar pontuação dobrada ao evento, o que não foi feito por ser injusto com os competidores. O Circuito teve 7 etapas (contra 6 em 1988 e 5 em 1987).
A competição teve ondas pequenas, "em torno de um metro, fracas (...) a maior parte dos resultados foi decidida na conexão", segundo o texto de Frederico D´Orey. Pedro Muller conquistou o título brasileiro por antecipação na etapa anterior (Fico Festival, na Bahia) e o evento foi marcado pela disputa pelas vagas de top 16 e back 14 para o ano seguinte. Muller foi derrotado na estréia por Léo Chinês, que na fase anterior tinha eliminado Carlos Burle (resultado que tirou Burle dos top 16). Chinês perdeu no round seguinte para Neno do Tombo, que precisava vencer o campeonato para chegar entre os tops. Neno então derrotou Sérgio Noronha e Tinguinha Lima, antes de ser derrotado por Picuruta na semifinal. Tinguinha terminou o ano em 16º, tirando da lista dos tops Roberto Casquinha, eliminado na estréia por Adalvo Argolo. A reportagem destaca Dadá Figueiredo, "favorito de todos", que eliminou Wagner Pupo ("a melhor bateria de sexta-feira") e Ricardo Toledo, antes de perder para Jojó de Olivença. O texto também menciona Nelson Ferreira, "o gigante gentil", que perdeu para Ricardo Toledo e quase saiu dos top 30 (terminou em 29º). Ricardo Tatuí fez a melhor pontuação na sexta-feira.
Segundo o texto de D'Orey, "ninguém ignora as mordomias que tops e backs desfrutam enquanto esperam que os trialistas se matem nas primeiras fases (...) a nova geração, comandada por Victor Ribas, Jair de Oliveira, Joca Júnior, Fernando Graça, Tadeu Pereira e Zé Paulo tem feito estrago". Cauli Rodrigues, então com 33 anos, cogitava se aposentar.
Eraldo Gueiros derrotou Ícaro Cavalheiro, Beto Cavallero (que tentava uma vaga entre os back 14, mas não conseguiu), depois perdeu para Picuruta. Fernando Bittencout derrotou Otaviano Bueno, Paulo Mattos, e também foi derrotado por Picuruta.
Paulo Kid derrotou Jair de Oliveira, Cauli Rodrigues, Felipe Dantas, Ricardo Tatuí e Jojó de Olivença para chegar à final.
A bateria expression session reuniu dez atletas e teve três premiados: Dadá Figueiredo (melhor batida), Rogério Alemão (melhor floater) e Ricardo Toledo (melhor aéreo).
Picuruta, então com 30 anos, chegou à sua terceira final no Circuito Brasileiro (havia vencido as outras duas, contra Rodolfo Lima e Dadá Figueiredo).
Fernando Bittencourt fez sua terceira final de trials do Circuito Brasileiro no Sea Club - a bateria foi vencida por Victor Ribas.

Fonte: matéria de quatro páginas na edição nº 51 da revista Fluir (janeiro/1990), com texto de Frederico D'Orey e fotos de Sebastian Rojas.

Mais: Todas as etapas do Brasileiro de 1989
Todos os eventos cadastrados de 1989

0 Comentários: