domingo, maio 13, 2007

1990 - ASP 09: Rip Curl Pro Landes

5º Rip Curl Pro Landes
9ª etapa do Circuito Mundial
Local: Hossegor, Landes, França
Data: 21 a 26 de agosto de 1990
Nível 2A - Premiação: US$ 90 mil

Resultado
1º. Martin Potter (GBR)
2º. Rob Bain (AUS)
3º. Derek Ho (HAW)
3º. Damien Hardman (AUS)
5º. Gary Elkerton (AUS)
5º. Mark Occhilupo (AUS)
5º. Dave Macaulay (AUS)
5º. Brad Gerlach (EUA)

Semifinais
Martin Potter d. Derek Ho
Rob Bain d. Damien Hardman

Quartas-de-final
Derek Ho d. Gary Elkerton
Martin Potter d. Mark Occhilupo
Rob Bain d. Dave Macaulay
Damien Hardman d. Brad Gerlach

Oitavas-de-final
Gary Elkerton d. Tom Curren
Derek Ho d. Rob Page
Mark Occhilupo d. Rochie Collins
Martin Potter d. Nicky Wood
Dave Macaulay d. Simon Law
Rob Bain d. Fábio Gouveia
Damien Hardman d. Ross Clark Jones
Brad Gerlach d. Barton Lynch

Round 2
Tom Curren d. Sunny Garcia
Gary Elkerton d. Kaipo Jaquias
Rob Page d. Todd Holland
Derek Ho d. David Malherbe
Richie Collins d. Flávio Padaratz
Mark Occhilupo d. Tom Carroll
Nicky Wood d. Jeff Booth
Martin Potter d. Matt Cattle
Dave Macaulay d. Victor Ribas
Simon Law d. Bryce Ellis
Rob Bain d. Michael Barry
Fábio Gouveia d. Marty Thomas
Damien Hardman d. Joey Jenkins
Ross Clark Jones d. Cheyne Horan
Barton Lynch d. Craig Pitchers
Brad Gerlach d. Kelly Slater

Resultado Trials
1º. Flávio Padaratz (SC)
2º. Matt Hoy (AUS)
3º. Kaipo Jaquias (HAW)
4º. Merrick Davies (AUS)

Resultado Longboard
1º. Nat Young, Picuruta Salazar, Martin McHillan, Stuart Entwistle


Informações complementares:
O evento em Hossegor foi o segundo de uma série de seis na França, Espanha e Portugal, que formaram a temporada européia do circuito mundial. Foi a quinta edição do Rip Curl Pro Landes. Cerca de 50 brasileiros participaram dessas etapas em 1990 e apenas três chegaram ao evento principal: Flávio Padaratz (bicampeão do trials), Fábio Gouveia e Victor Ribas. Pedro Muller (campeão brasileiro de 89), Amaury Piu Pereira e Rogério Soares perderam na última fase do trials. David Husadel competiu com uma toca de natação, após ser atropelado por um surfista francês em Lacanau e levar seis pontos na cabeça, e foi eliminado na 2ª fase da triagem.
O evento principal começou com ondas fracas de meio metro. Victor Ribas venceu Vetea David (que tentou provocar uma interferência do brasileiro e acabou punido) e depois "surfou bem, esteve na frente, mas perdeu para Dave Macaulay", segundo o texto na Inside. Flávio Padaratz derrotou Luke Egan e depois perdeu para Richie Collins (como na etapa anterior, em Lacanau). Fábio Gouveia venceu Hans Hedemann e Marty Thomas, depois foi eliminado por Rob Bain.
Na segunda fase, "o swell chegou firme para a entrada dos top 16". Segundo Zobaran na Fluir, "Slater e Gerlach fizeram a melhor bateria do dia (...) Slater conseguiu um tubo média 9.3, mas Brad foi mais consistente". No mesmo round, Marty Thomas "destruiu a prancha a cabeçadas" após ser derrotado por Gouveia. O texto ainda destaca as baterias: Occy d. Carroll, Nicky Wood d. Jeff Booth, Potter d. Matt Cattle.
No sábado, as oitavas e a final foram disputadas debaixo de chuva, com ondas de 6 pés. Curren foi eliminado por Gary Elkerton nas oitavas. No domingo decisivo o sol voltou a aparecer e 5 mil pessoas assistiram as disputas finais. Teco Padaratz ganhou US$ 1 mil pela vitória na final do trials. A bateria decisiva teve 45 minutos e foi equilibrada, segundo Zobaran, "qualquer um poderia vencer". Rob Bain, então com 28 anos, estava "no auge da carreira (...) muitos achavam que ele seria o vencedor". Mas foi derrotado na final por Martin Potter, que ganhou seu segundo título no ano (foi campeão do Life's a Beach, na Califórnia), e que segundo o texto de Husadel, "não está nem perto do surfe veloz e explosivo que o fez campeão mundial em 1989". Placar da final: Potter 118.3, Rob Bain 117.6. Potter tornou-se o primeiro surfista a ter vencido as três provas francesas do circuito mundial (Lacanau, Hossegor e Biarritz). Bain manteve-se na liderança do ranking.
No domingo houve também uma disputa Tag Team, entre equipes, vencida pela Austrália (formada por Damien Hardman, Barton Lynch, Dave Macaulay e Rob Bain, com Cheyne Horan como técnico). O Brasil foi representado por Fábio Gouveia, Flávio Padaratz, Amaury Piu Pereira, Pedro Muller e Carlos Burle, com Ricardo Bocão como técnico, e ficou em 4º lugar. EUA e Hawaii formavam os outros dois times.
Espelho de bateria
Fonte: matéria na edição nº 34 da revista Inside (novembro/dezembro de 1990), com texto de David Husadel e fotos de Tim McKenna; matéria na edição nº 60 da revista Fluir (outubro/1990), com texto de Felipe Zobaran e fotos de Peter Wilson.

Mais: Todas as etapas do Circuito Mundial 1990
Todos os eventos cadastrados de 1990.

0 Comentários: