quarta-feira, maio 02, 2007

2002 - 4ª etapa do Super Surf

4ª etapa do Super Surf
Local: Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)
Data: 31 de julho a 4 de agosto de 2002

Resultado
1º. Alexandre Costinha (SP)
2º. Peterson Rosa (PR)
3º. Fábio Gouveia (PB)
3º. Pedro Müller (RJ)
5º. Victor Ribas (RJ)
5º. Jojó de Olivença (BA)
5º. Marcelo Trekinho (RJ)
5º. Tadeu Pereira (SP)

Semifinais
Alexandre Costinha d. Fábio Gouveia
Peterson Rosa d. Pedro Müller

Quartas-de-final
Alexandre Costinha d. Victor Ribas
Peterson Rosa d. Jojó de Olivença
Fábio Gouveia d. Marcelo Trekinho
Pedro Müller d. Tadeu Pereira

Ranking após 4ª etapa
1º. Maicon Rosa (PR) - 2.290
2º. Marcelo Trekinho (RJ) - 2.250
3º. Leonardo Neves (RJ) - 2.240
4º. Andreas Eduardo (SC) - 2.200
5º. Tânio Barreto (AL) - 2.120
5º. Beto Fernandes (SP) - 2.120

Resultado feminino
1ª. Taís de Almeida (RJ)
2ª. Alessandra Vieira (RJ)
3ª. Andrea Lopes (RJ)
3ª. Juliana Guimarães (RJ)

Semifinais: Alessandra Vieira d. Andrea Lopes, Taís de Almeida d. Juliana Guimarães.


Informações complementares:
A competição teve "ondas clássicas na laje de Itaúna (...) exigindo muito dos competidores".
As triagens foram realizadas no início da semana: Rodrigo Jorge venceu no masculino, mas machucou o joelho e a vaga ficou para "o jovem carioca" Bruno Santos; no feminino, Michalea venceu a disputa final com Tita Tavares.
O evento principal começou em uma quarta-feira. Peterson Rosa marcou a maior média da fase na quinta bateria (27,67 de um total de 30), ao derrotar Diego Rosa e Sávio Carneiro. O texto relata ainda as vitórias de Tânio Barreto e Fábio Gouveia, e as derrotas dos líderes do ranking, Andreas Eduardo e Maicon Rosa.
Na quinta-feira foram realizadas 12 das 16 baterias da repescagem até o evento ser paralisado pela piora nas condições do mar. Na quinta-feira, com "mar pequeno e mexido", somente as meninas competiram, até as quartas-de-final.
A repescagem foi concluída na sexta. A reportagem relata as baterias: Andreas Eduardo d. Marcos Quito, Maicon Rosa d. Álvaro Bacana, Beto Fernandes d. Raphael Becker (por 0,8 décimos), Diego Rosa d. Otávio Lima, Pedro Norberto d. Claudemir Lima.
No sábado, na 3ª fase, Andreas Eduardo perdeu a liderança do ranking ao ser eliminado por Victor Ribas. O texto também relata: Bruno Santos d. Tânio Barreto, Peterson Rosa d. Pedro Norberto (revanche da disputa em Ubatuba), Maicon Rosa d. Anselmo Correa. A partir das oitavas, com "ondulação de sul ganhando força de leste, combinação mágica de Saquarema (...) segundo longboarder local Otávio Pacheco", somente as duas melhores notas de cada surfista contavam para a somatória. Victor Ribas tirou notas 9 e 9,93 (a maior nota do evento, tirando dois tubos grandes na mesma onda) e eliminou Maicon Rosa nas oitavas-de-final. Maicon assumiu a liderança do ranking brasileiro mesmo com a derrota. O texto também relata: Fábio Gouveia d. Sávio Carneiro, Pedro Müller d. Ricardo Azevedo, Peterson Rosa d. Léo Trigo, Costinha d. Bruno Santos (por W.O.).
O domingo decisivo foi "nublado, com ondas de 2,5 metros balançadas e sinistras". As baterias decisivas tiveram 30 minutos, "com um mar pesado". Na feminina, apenas Taís de Almeida conseguiu passar a arrebentação e dropou três ondas grandes. Alessandra Vieira pegou intermediárias no inside, mas "passou mal e foi retirada por Dê da Barra, que trabalhava no resgate, de jet ski". Taís recebeu US$ 5 mil pela vitória.
Na final masculina, Costinha tinha uma pequena vantagem há dez minutos do término, quando recebeu uma nota 7 em uma esquerda (rasgada seguida de um floater) para garantir sua primeira vitória como profissional. Costinha venceu três surfistas do WCT no domingo (Ribas, Gouveia e Peterson) e "cumpriu sua promessa de dar sua prancha menor para um garoto local". O texto ressalta que as primeiras quatro etapas do Super Surf 2002 foram vencidas por surfistas diferentes: Trekinho em Maresias, Tânio Barreto em Itacaré, Andreas Eduardo em Itamambuca e Costinha em Saquarema.
O Super Surf 2002 foi uma promoção da Abril Eventos e Abrasp, com patrocínio da Volkswagen. A etapa contou com apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema e divulgação da MTV.
Cobertura Fluir / Uol / Waves

Fonte: matéria de uma página na edição nº 38 do jornal Drop (outubro/2002), com texto de João Ricardo Lopes e fotos de Nilton Santos.

Mais: Todas as etapas do Super Surf 2002
Todos os eventos cadastrados de 2002

0 Comentários: