quarta-feira, maio 09, 2007

2007 - 1ª etapa do Super Surf

1ª etapa do Super Surf
Local: Praia do Ferrugem, Garopaba (SC)
Data: 10 a 14 de abril de 2007

Resultado Masculino
1º. Marco Polo (SC)
2º. Simão Romão (RJ)
3º. Jano Belo (PB)
3º. Flávio Costa (BA)
5º. Jihad Khodr (PR)
5º. Marcelo Trekinho (RJ)
5º. Heitor Alves (CE)
5º. Odirlei Coutinho (SP)

Semifinais
Simão Romão 14.66 d. Flávio Costa 12.17
Marco Polo 15.54 d. Jano Belo 13.5

Quartas-de-final
Simão Romão 14.67 d. Marcelo Trekinho 14.4
Flávio Costa 14.37 d. Jihad Khodr 13.03
Jano Belo 13.57 d. Heitor Alves 12
Marco Polo d. Odirlei Coutinho

Oitavas-de-final
Simão Romão d. Wagner Pupo
Marcelo Trekinho d. Guga Arruda
Flávio Costa d. Beto Fernandes
Jihad Khodr 11.34 d. Fábio Gouveia 8.3
Jano Belo d. Felipe Ximenes
Heitor Alves d. Daison Pereira
Odirlei Coutinho 14.57 d. André Silva 13.5
Marco Polo 15.03 d. Fábio Silva 13.97

Resultado Feminino
1ª. Tita Tavares (CE)
2ª. Suelen Naraisa (SP)
3ª. Cláudia Gonçalves (SP)
3ª. Bruna Schmitz (PR)
5ª. Andréa Lopes (RJ)
5ª. Juliana Quint (SC)
5ª. Alcione Silva (RN)
5ª. Juliana Guimarães (RJ)

Semifinais
Tita Tavares d. Bruna Schmitz
Suelen Naraisa d. Cláudia Gonçalves


Informações complementares:
Foi o segundo ano seguido em que a praia do Ferrugem sediou a etapa de abertura do SuperSurf. Leonardo Neves, campeão do Super Trials (divisão de acesso) em 2006, não competiu por fazer parte do WCT. A competição começou com ondas em torno de 3 pés e formação regular.
O cearense Claudemir "Bibi" Lima, campeão da prova em 2006, foi eliminado pelo convidado local Felipe Ximenes na segunda fase. Ximenes derrotou na sequência o vice-campeão brasileiro em 2006, Renato Galvão, antes de perder para Jano Belo.
Na sexta-feira, com ondas de meio metro, Jihad Khodr marcou notas 8.83 e 8.2 para eliminar Peterson Rosa, que ganhou vaga de convidado para todas as etapas do circuito. Heitor Alves recebeu a maior nota (9.17) do evento em sua última onda da bateria com Daison Pereira, nas oitavas (venceu de virada).
A reportagem da revista Fluir menciona um fato polêmico na bateria das oitavas entre Guga Arruda e Simão Romão. Nos minutos finais, Guga liderava e chegou primeiro ao outside, mas não recebeu o aviso de prioridade. Uma onda entrou para Simão, que virou o resultado por menos de 3 décimos. O diretor de prova Marcelo Andrade justificou que a bóia de prioridade foi retirada a pedido dos atletas e que nenhum dos dois competidores havia atingido a linha imaginária que a determinava na ocasião. O evento ficou "um bom tempo parado em função do acontecimento".
O sábado teve ondas de meio metro e formação irregular. A reportagem de Áder relata as quartas-de-final masculinas. No duelo de cariocas, Simão Romão virou na última onda (7.17) sobre Trekinho. Flávio Costa derrotou o campeão brasileiro Jihad Khodr. Marco Polo recebeu 8.33 para eliminar Odirlei Coutinho.
O domingo teve boas ondas de meio metro com séries pouco maiores. Foram realizadas as semifinais e finais das categorias masculina e feminina. Na bateria decisiva, Marco Polo abriu vantagem com notas 8.5 e 7.33. Segundo o texto do site Waves, Polo "investiu nas direitas com fortes batidas e rasgadas de frontside (..) e Simão optou pelas esquerdas com suas famosas raquetadas de backside". Marco Polo, então com 25 anos, recebeu R$ 22 mil pela vitória.
Foi a segunda final seguida de Simão Romão no SuperSurf (ele ficou em segundo na última etapa de 2006, na Barra da Tijuca, vencida por Jihad Khodr).
A expression session foi realizada no sábado, sob chuva, e vencida pelo baiano Alandreson Martins ("conhecido como James Christian"), de 21 anos, com um aéreo reverse. Foi a segunda vitória do gênero de Alandreson no Super Surf: ele também venceu a expression na etapa de Itacaré, no ano anterior. No Ferrugem, Alandreson mandou um aéreo reverse, Diego Rosa superou-o quando faltavam 10 minutos para o término da bateria, mas o baiano acertou outro. Diego Rosa questionou a decisão dos juízes, a comissão técnica avaliou as imagens e Alandresson foi declarado vencedor por três votos a dois. Ele recebeu R$ 10 mil.
Cobertura Waves
Fonte: matéria no site Waves, com texto de Áder Oliveira e fotos de Nilton Santos; site Super Surf; matéria de quatro páginas na edição nº 259 da revista Fluir (maio/2007), com texto de Kiko Carvalho e fotos de Sebastian Rojas.

Mais: Todas as etapas do Super Surf 2007
Todos os eventos cadastrados de 2007

0 Comentários: