terça-feira, junho 26, 2007

1990 - ASP 05: Gunston 500

Gunston 500
5ª etapa do Circuito Mundial - Nível 2A
Local: North Beach, Durban, África do Sul
Data: 4 a 8 de julho de 1990

Resultado
1º. Damien Hardman (AUS)
2º. Rob Bain (AUS)
3º. Gary Elkerton (AUS)
3º. Graham Wilson (AUS)
5º. Shaun Munro (AUS)
5º. Michael Rommelse (AUS)
5º. Tony Ray (AUS)
5º. Vetea David (TAH)

Final: Damien Hardman 108 d. Rob Bain 84.3

Semifinais
Rob Bain 90 d. Graham Wilson 80.5
Damien Hardman 90 d. Gary Elkerton 84

Quartas-de-final
Rob Bain 79.8 d. Shaun Munro 64.5
Graham Wilson 80.8 d. Michael Rommelse 74.5
Damien Hardman 91.5 d. Tony Ray 85.7
Gary Elkerton 90.8 d. Vetea David 80

Oitavas-de-final
Rob Bain d. John Shimooka
Shaun Munro d. Luke Egan
Michael Rommelse d. Cheyne Horan
Graham Wilson d. Dave Macaulay
Damien Hardman d. Stuart Bedford Brown
Tony Ray d. Brad Gerlach
Gary Elkerton d. Ross Clark Jones
Vetea David d. Marty Thomas

Round 2
John Shimooka d. Greg Anderson
Rob Bain d. Craig Sims
Luke Egan d. Jeff Booth
Shaun Munro d. Barton Lynch
Michael Rommelse d. Nicky Wood
Cheyne Horan d. Matt Branson
Graham Wilson d. Shaun Tomson
Dave Macaulay d. Pierre Tostee
Damien Hardman d. Chris Gallagher
Stuart Bedford Brown d. Rob Page
Brad Gerlach d. Jamie Brisick
Tony Ray d. Richard Marsh
Gary Elkerton d. Jeremy Byles
Ross Clark Jones d. Simon Law
Marty Thomas d. Justin Strong
Vetea David d. Fábio Gouveia


Informações complementares:
O texto relata que o Gunston 500 é o campeonato mais antigo da ASP, mas que em 1990 foi realizado pela primeira vez como evento duplo A. A premiação foi de 225 mil rands (moeda sul-africana), enquanto que na primeira edição do evento foi de 500 rands.
Bocão descreve a pouca importância atribuída à etapa sul-africana, que em 1989 e 1990 atraiu poucos top 30; "estava se tornando um hábito não comparecer à África". Mas o cancelamento de eventos na Europa "não foi possível descartar nenhum
campeonato" em 1990. Não competiram: Tom Curren, Tom Carroll, Martin Potter e Bryce Ellis (que confirmou, mas não compareceu). Entre os brasileiros, competiram: Victor Ribas, Dadá Figueiredo, David Husadel, Ricardo Bocão, João Jabour, Hemerson Marinho, Paulo Kid, Pedro Muller, Tekinho do Tombo, Carlos Santos (pré-classificado), Fábio Gouveia e Flávio Padaratz (ambos com vaga no evento principal).
A competição teve "ondas de 4 pés consistentes, muito boas" todos os dias e o sol apareceu no sábado decisivo. Na primeira fase, passaram: Victor Ribas (apontado como promessa por Derek Hynd), Ricardo Bocão, João Jabour, David Husadel (surfando com uma 6'4, enquanto "tava todo mundo com pranchas maiores"), Tekinho e Pedro Muller (ambos em primeiro em suas baterias). Foram eliminados: Dadá Figueiredo ("mal julgado, recebeu 6,5 em uma onda em que virou na base mostrando as quilhas, deu uma batida, um cut na espuma e um 360 de back na junção; merecia 7,5; ficou em terceiro"), Hemerson Marinho (nervoso) e Paulo Kid (em bateria bastante disputada).
Na 2ª fase, três brasileiros foram eliminados: Ricardo Bocão, David Husadel e João Jabour, todos em último em suas baterias. Avançaram Victor Ribas (atrás de Pierre Tostee), Tekinho e Pedro Muller.
Na 3ª fase, dois brasileiros foram eliminados: Victor Ribas (na bateria em que Carlos Santos avançou em segundo) e Tekinho. Além de Carlos, Pedro Muller venceu sua bateria, com Michael Burness em segundo.
No evento principal, dois brasileiros perderam na estréia: Flávio Padaratz (cometeu interferência de remada no primeiro minuto e "mesmo assim quase passou") e Pedro Muller (a quem os juízes "julgaram baixo (...) dominou boa parte do tempo mas perdeu nas duas últimas ondas" para Tony Ray).
Fábio Gouveia venceu Michael Burness na estréia (fazendo média 93.5) e perdeu na fase seguinte para Vetea David, "que teve sorte na escolha além de um julgamento um pouco alto".
As quartas-de-final tiveram sete australianos e Vetea David. A bateria decisiva "foi uma decepção (...) as ondas diminuíram radicalmente a frequência".
Damien Hardman encerrou um jejum de vitórias que durava 20 meses - ele não vencia uma etapa do Circuito Mundial desde novembro de 1988. Rob Bain assumiu a liderança do ranking com o vice.
Espelho de bateria
Fonte: matéria de página na edição nº 59 da revista Fluir (setembro/1990), com texto de Ricardo Bocão.

Mais: Todas as etapas do Circuito Mundial 1990
Todos os eventos cadastrados de 1990

0 Comentários: