sexta-feira, dezembro 07, 2007

O quase de Léo Neves em Sunset

Por muito pouco - alguns minutos - Leonardo Neves não se tornou o segundo surfista brasileiro da história a vencer no Hawaii. No World Cup deste ano, com ondas em torno de 12 pés em Sunset Beach, o local Makua Rothman evitou a dois minutos do término o que seria a primeira conquista de Léo Neves no Circuito Mundial (WQS).

A mesma Sunset Beach em que Fábio Gouveia alcançou a única vitória brasileira no Hawaii, no Hard Rock Cafe World Cup - em 1991 (16 anos atrás), antes da criação do WCT/WQS.

Desde então, o surfe brasileiro chegou perto da segunda vitória algumas vezes, mas poucas como nesta última, com ondas tão grandes e Léo dominando a final até a virada, contra um havaiano residente em Sunset (duas vezes finalista do Xcel), o campeão mundial antecipado Mick Fanning e o destaque australiano Daniel Ross.

Veja os melhores momentos brasileiros em etapas da Tríplice Coroa Havaiana no atual milênio (estatísticas mais completas são difíceis, pois ainda faltam dados). A ordem é cronológica:

Em 2000, Renan Rocha foi semifinalista do Pipemasters (WCT) - perdeu a disputa homem-a-homem para o eventual campeão Rob Machado, em ondas de 8 a 12 pés.

Em 2001, Peterson Rosa foi semifinalista do Rip Curl Cup (WCT), em Sunset, com ondas de 8 a 10 pés - perdeu a disputa homem-a-homem para Mick Lowe, batido por Myles Padaca na final.

Em 2002, Daniel Hardman foi semifinalista do Faith Riding Pro, em sunset, com ondas de 6 a 8 pés - foi eliminado por Shawn Sutton e Dan Malloy, evental campeão.

Em 2003, Yuri Sodré foi finalista do Sunset Beach Pro (WQS), em Sunset, em ondas de 8 a 10 pés. Sodré ficou em 3º, atrás de Love Hodel e do campeão Shane Beschen.

Também em 2003, Armando Daltro foi vice no Vans Hawaiian Pro (WQS), vencido por Troy Brooks em ondas de 3 pés.

Em 2004, Bernardo Pigmeu foi finalista do Vans Hawaiian Pro (WQS), em Haleiwa, em ondas de 10 a 12 pés. Pigmeu ficou em 3º, atrás de Phillip Macdonald e do campeão Sunny Garcia.

Também em 2004, Paulo Moura foi semifinalista do Pipemasters (WCT), com ondas de 6 a 8 pés. As baterias eram de quatro competidores, Moura foi eliminado por Kalani Robb e Sunny Garcia, e Jamie O'Brien foi o campeão.

Em 2005, Raoni Monteiro foi finalista do Op Pro Hawaii (WQS), em Haleiwa, com ondas de 6 a 8 pés. Raoni ficou 3º, atrás de Mick Fanning e do campeão Pancho Sullivan.

Também em 2005, Yuri Sodré foi semifinalista do World Cup (WQS), em Sunset, com ondas de 6 pés. Sodré foi eliminado por Pat O'Connell e Bede Durbidge, e Jake Paterson foi o campeão.

Em 2006, Neco Padaratz foi semifinalista do World Cup (WQS), em Sunset, com ondas em torno de 12 pés. Neco foi eliminado por Jordy Smith e Andy Irons, e Joel Parkinson foi o campeão.

Para este ano, falta apenas o Pipemasters.

0 Comentários: