terça-feira, junho 24, 2008

Destaques do WQS 2006


Flores em Snappers.

Foi concluído esta semana o cadastramento de todas as 41 etapas do WQS de 2006 - é o segundo ano com a temporada completa do Qualifying registrada no banco de dados (o primeiro foi 2007).

Alguns destaques:

Somente dois surfistas - Michael Campbell e Patrick Gudauskas - venceram mais de uma etapa no ano: duas cada. Campbell foi campeão em dois eventos seguidos, um deles o mais valioso da temporada: o Rip Curl Pro em Hossegor.

O campeão Jeremy Flores não venceu nenhuma etapa - o mais alto que subiu no pódio foi no vice-campeonato no Sooruz Lacanau Pro, também vencido por Campbell. Foi a terceira vez que um surfista conquistou o título da temporada sem vencer etapas - as anteriores foram em 1999 (Flávio Padaratz) e 2002 (Jake Paterson).

O país que sediou o maior número de etapas foi os Estados Unidos.
Ranking de etapas por país-sede:
7 - EUA (5 na Califórnia)
5 - Espanha (3 nas Ilhas Canárias)
4 - Hawaii, Brasil, Austrália, Japão
3 - África do Sul, França, Portugal
1 - Ilhas Maldivas, Inglaterra, Escócia, México

Mais de um quarto das etapas (11 de 40 concluídas) foram vencidas por aussies.
Ranking de vitórias por nacionalidade do campeão:
11 - australianos
8 - norte-americanos
5 - brasileiros, sul-africanos
3 - havaianos, portugueses
2 - franceses, japoneses
1 - britânico

Os cinco brasileiros que subiram no lugar mais alto do pódio em 2006 foram: Jean da Silva, Neco Padaratz, Tânio Barreto, Marcondes Rocha e Renan Rocha. Dois desses títulos foram no exterior (Austrália e Portugal). Veja as vitórias brasileiras no WQS 2006 em detalhes.

A etapa em San Miguel, no México, foi encerrada nas oitavas-de-final por falta de ondas. Os eventos com maiores ondas foram o Monster Energy em Pipeline (vencido por Rob Machado em ondas de 8 a 10 pés), o de Newcastle (vencido por Neco em ondas de 10 pés) e o de Sunset (vencido por Joel Parkinson em ondas de 12 a 15 pés).

Mais de um quarto das etapas (11 de 41) foram 4 estrelas:
Etapas por status:
1 - SuperSeries
8 - seis estrelas
5 - cinco estrelas
11 - quatro estrelas
3 - três estrelas
6 - duas estrelas
7 - uma estrela

0 Comentários: