terça-feira, agosto 19, 2008

O sexto WQS Prime de 2008


Hossegor

Termina no próximo domingo (24 de agosto) o sexto evento Prime do WQS 2008, de um total de nove: o Rip Curl Pro, com sede no beachbreak de Les Bourdaines, em Hossegor, na França. [Transmissão]

Nos cinco Prime já realizados, as locações justificaram seus status, com destaque para as ondas de 10 pés em Margaret River e o mar clássico nas Maldivas. Na França não deve ser diferente, pois a previsão é promissora.

Primes de 2008

Hang Loose Pro - Noronha, Brasil - fevereiro
Raoni Monteiro (RJ)/Gabe Kling (EUA)

Drug Aware Pro - Margaret River, Austrália - abril
Tom Whitaker (AUS)/Chris Ward (EUA)

Quiksilver Pro Africa - Durban, África do Sul - abril
David Weare (AFS)/Austin Ware (EUA)

O'Neill Highland Open - Thurso, Escócia - abril/maio
Adam Robertson (AUS)/Adam Melling (AUS)

SriLankan Airlines Pro - Pasta Point, Maldivas - junho
Kekoa Bacalso (HAW)/Dustin Barca (HAW)

Restam quatro:
Rip Curl Pro - Hossegor, França - agosto
La Santa Surf Pro - Lanzarote, Ilhas Canárias - outubro
Reef Hawaiian Pro - Haleiwa, Hawaii - novembro
O'Neill World Cup - Sunset Beach, Hawaii - novembro/dezembro

O WQS está em fase decisiva e como observou Rabbit em sua coluna na ASP, os top 30 do WCT estão praticamente ignorando o circuito do acesso. Por um lado, isso garante novos nomes na elite do ano que vem. Por outro, maior dificuldade em entrar na panela: sem a dispensa de vagas por tops que conseguem dupla qualificação, a janela do Qualifying se restringe mesmo aos quinze primeiros.

Além dos quatro Primes, o calendário prevê outras cinco etapas 6 estrelas (3 no Brasil e 2 em Portugal) e dois 5 estrelas na Espanha. Onze eventos que definirão o acesso ao WCT 2009.

Em 2007, a guilhotina ficou na segunda dezena: Luke Munro (20º) entrou com 10.950 pontos, e Nic Muscroft (21º) ficou de fora, como alternate, com 10.888. Somente o líder Nathaniel Curran (com pouco mais de 12 mil pontos) já superou essa marca este ano.

0 Comentários: