quinta-feira, novembro 20, 2008

1966 - Duke Kahanamoku Surfing Classic

2º Duke Kahanamoku Surfing Classic
Local: Sunset Beach, Oahu, Hawaii
Data: dezembro de 1966 a 1º de fevereiro de 1967

Resultado
1º. Ricky Grigg (EUA)


Informações complementares:
Segundo Greg Noll, "dezembro de 1966 foi um mês de tempo e ondas ruins no north shore (...) o Duke foi concluído somente em fevereiro de 1967".
A competição teve ondas de 18 a 20 pés, "um dos melhores mares da história na praia".
No livro de Noll, Grigg relata que usou "uma das semiguns de Greg Noll (...) que, devo admitir, me deu uma enorme vantagem. Ela tinha a flutuação perfeita para o meu peso e o comprimento necessário para pegar os picos de oeste. Foi assim que venci o campeonato - pegando as ondas de oeste mais no outside que os outros e cortando para esquerda para que ninguém mais pudesse dropar nelas, fazendo então um bottom-turn roundhouse e alinhando para a seção do inside. Eu não estaria exagerando se dissesse que aquela prancha ganhou o campeonato para mim; eu apenas dei sorte de a usar".
Ricky Grigg estava estudando oceanografia na Califórnia e não surfava no North Shore há dois anos; sua vitória foi uma surpresa para alguns, "apesar de ninguém ter tanta experiência quanto ele em ondas daquele tamanho", segundo Mike Doyle.
Outro finalista foi Rusty Miller, que "sofreu um wipeout terrível em uma onda enorme (...) bateu contra o chão e quebrou a perna. Muitas pessoas disseram ter sido o pior wipeout que já haviam visto”.
O peruano Miguel Plaza era alternate, mas pediu a Fred Van Dyke que o empregasse como segurança junto com o Kealoha Kaio "porque estava tão grande e perfeito (...) quis ficar o dia inteiro dentro d'água e ainda ganhar US$ 150". Seungo Miguel, "foi o melhor Sunset da minha vida (...) fiz um acordo com Kealoha para dividirmos as ondas que sobrassem".
Na entrega dos troféus, Duke disse campeão: "Grigg, você realmente entende o oceano".
Cobertura Legendary Surfers / Greg Noll - The Art of Surfboard / PeruAzul
Youtube

Mais: Todas as edições do Duke Classic
Todos os eventos cadastrados de 1966

0 Comentários: