sábado, novembro 01, 2008

1976 - IPS 09: Waimea 5000

Waimea 5000
9ª etapa do Circuito Mundial
Local: Arpoador (RJ), Brasil
Data: 8 e 9 de agosto de 1976

Resultado
1º. Pepê Lopes (RJ)
2º. Jeff Crawford (EUA)
3º. Tim Carvalho
4º. Buzzy Kerbox (HAW)
5º. Daniel Friedman (RJ)
6º. Glen Kaulakukui (HAW)
7º. Randy Rarick (HAW)
8º. Alan Sarlo
9º. Octaviano Pacheco (RJ)
10º. Carlos Mudinho (RJ)


Informações complementares:

Foi o primeiro campeonato internacional de surfe realizado no Brasil e fez parte do primeiro circuito mundial, criado ao final do ano - o título mundial foi definido de forma retroativa. O evento foi patrocinado pela surfshop Waimea (na rua Montenegro, hoje Vinícius de Moraes, esquina com a Barão da Torre), de Nelson Machado.
A competição "nas esquerdas do Arpoador reuniu vários ícones do surf mundial", incluindo Shaun Tomson, Reno Abellira e Dane Kealoha; entre os brasileiros da época, destaque para Pepê Lopes, Daniel Friedmann e Cauli Rodrigues.
O evento chamava-se Waimea 5000 em referência aos US$ 5 mil de premiação. Segundo Bocão, "o campeonato foi clássico sobre todos os aspectos", com sol, boas ondas no pontão, público enorme e "mais de 80 competidores".
A vitória rendeu a Pepê um convite para participar das provas havaianas no final do ano - ele foi então finalista do Pipemasters, terminando em 6º.
Também segundo coluna de Bocão, neste ano "um garoto de 16 anos chamado Rickson Gracie colocou um gigante havaiano chamado Byron para dormir no Recreio dos Bandeirantes, em frente à oficina de pranchas do Rico de Souza". O havaiano havia "abusado da hospitalidade de todos (...) aprontou no Arpoador, no Pepino e desafiou qualquer um que quisesse tomar safisfações com ele".
Resultado ASP
Texto de Ricardo Bocão na Fluir / Zimbanet
Comentários Fred D'Orey na Fluir / Trip
| Júlio Adler Goiabada
Fotos Fedoca
Mais: Todas as etapas do Circuito Mundial de 1976
Todos os eventos cadastrados de 1976

5 Comentários:

Anônimo disse...

Eu tava la! A primeira vez que alguem deu um 360 no arpex. Reno Abelira!!!

Anônimo disse...

Oi,
Estou escrevendo sobre o Waimea 5000 e preciso saber quem foi o organizador do evento. Pode me ajudar?
Beth Schmitt

Unknown disse...

tenho filmado em super 8, randy raric, alan sarlo , mark richards, e as meninas back benson e outras, o melhor de tudo foi surfar junto com essas lendas do surf na prainha em dia classico, o rato e o maichel ho tbm fizeram parte dessa festa. aloha ,... kareca

livio disse...

Nelso machado da loja waimea com ajuda de flavio dias e alberto pecegueiro da revista Brasil surf e livio bruni jr qurvfez um longa metragem sobre o campeonato e outros breaks ( nas ondas do surf .
Este campeonato nao foi waimea 5000 e sim CAMPEONATO INTETNACIONAL DE SURF DO RIO DE JANEIRO, WAIMEA 5000 DE 1977 EM DIANTE.

livio disse...

RELL sun, jericho popler, esqueceste o Buzzy kerbox e o amigo Jeff Crowford