domingo, dezembro 21, 2008

1965 - Malibu Invitational

Malibu Invitational
Local: Malibu, Califórnia
Data: 1965

Resultado
1º. Buzz Sutphin (EUA)
2º. Johnny Fain (EUA)
3º. Miki Dora (EUA)

Outros finalistas: Dewey Weber, Butch Linden, Andy Newman


Informações complementares:
O evento reunia surfclubs como os de Malibu, Windansea, Long Beach, Hope Ranch e Dapper Dans; a rivalidade era tamanha que "competidores perdiam dentes nas brigas". A competição teve ondas de 6 pés.
As baterias tinham 30 minutos e segundo Johnny Fain "vencia quem surfasse o maior número de ondas e fizesse o máximo possível nelas (...) não havia regras, valia tudo".
Na bateria decisiva, Johnny Fain pegou "a onda do dia", mas Weber jogou sua prancha contra a dele para derrubá-lo. Fain nadou até as pedras para recuperar a prancha, e depois entrou em uma onda de Dora, que segurou-o a sua frente até tentar atingi-lo com a prancha. Os dois ainda surfaram juntos outra onda, na qual Dora caiu.
Sutphin tinha 17 anos e "ficou fora do caminho dos outros" na final. Ele venceu por meio ponto. Segundo Fain, quatro dos cinco juízes (entre eles Tom Morey) o colocaram em primeiro, e o outro em quinto; e ele teria vencido "se o juiz Kemp Aaberg não tivesse ficado doente".
Foi a segunda vez que Miki Dora participou do evento - no ano anterior, ele venceu na estréia mas competiu na bateria seguinte com uma prancha para tandem de 12 pés.
Dora jogou o troféu no lixo após a premiação.
Charline Tarusa venceu no feminino. O surfclub campeão foi o local, de Malibu.
Cobertura Dora na Surfline / WahineSurfing / Surfwriter
Fonte: All for a few perfect waves, de David Rensin; Enciclopédia do Surf, de Matt Warshaw.

Mais: Todos os eventos cadastrados de 1965

0 Comentários: