sábado, janeiro 03, 2009

Programação do surfe mundial para 2009

No WCT
A disputa pelo 34º título mundial da história terá dez locações, uma a menos que 2008 - Fiji saiu do calendário. O tour começa como sempre com duas etapas na Austrália, nas direitas de Snapper Rocks e Bells Beach, do final de fevereiro até abril. Segue para as esquerdas de Taehupoo, no Tahiti, em maio. Depois (a grande mudança do ano), em junho e julho passa pela Vila, no Brasil, e pelas direitas de Jeffrey's Bay (África do Sul). Agosto (como janeiro e novembro) é de folga na elite. Setembro e outubro tem quatro etapas seguidas: Trestles, na Califórnia; Hossegor, na França; Mundaka, na Espanha; e o The Search, em local ainda ignorado. O que não tiver se definido fica para dezembro, no Pipeline Master, no Hawaii.

Slater tenta o décimo título mundial. Três brasileiros competirão: Adriano de Souza, Heitor Alves e Jihad Kohdr (o menor número de representantes desde 1994).

No WQS
A 18ª temporada do Qualifying tem eventos programados em todos os meses do ano - começa na segunda semana de janeiro e termina na primeira de dezembro. O calendário sempre muda bastante e 2009 promete seguir a regra. A versão atual tem 52 etapas, 23 com nível 6 estrelas (2008 teve 17). Dez serão em localidades com status Prime (com pontuação extra pela qualidade das ondas), uma a mais do que no ano anterior. Fernando de Noronha, Prime em 2008, saiu da lista.

Destinos Prime do WQS 2009: Margaret River (Austrália), Durban (África do Sul), Lower Trestles e Steamer Lane (Califórnia), Thurso (Escócia), Pasta Point (Maldivas), Lanzarote (Ilhas Canárias), Haleiwa e Sunset Beach (Hawaii).

O Brasil tem 7 etapas previstas - Noronha, Forte/Bahia, Guarujá, São Chico/SC, Arpoador, Brava/Itajaí e Itamambuca -, mesmo número que no ano anterior. Quatro são 6 estrelas (em 2008 foram três).

Uma novidade interessante no Qualifying este ano é a série de cinco eventos da O'Neill em quatro continentes: além dos tradicionais em Steamer Lane (Califórnia) e Escócia, entram Tasmânia, Cape Town (África do Sul) e Canadá - todos 6 estrelas. O vencedor da série Coldwater Classic receberá um prêmio extra de US$ 50 mil.

0 Comentários: