terça-feira, maio 12, 2009

Os cálculos de Al Hunt

A coluna de Al Hunt é um dos poucos recursos atualmente disponíveis para quem acompanha o WQS. Juiz da IPS a partir de 1978, head judge da ASP desde 1982 e tour director desde 1984, cargo que ocupou por 18 anos, Hunt passou a dedicar-se exclusivamente ao Qualifying (o "The Grind") de 2002 em diante. Seu lacônico "Situation Room" tem a qualidade de fazer prognósticos sem revelar preferências. O mais recente tem observações interessantes, apesar da corrida ainda estar no começo.

Com apenas 12 eventos concluídos (de 45 previstos), a maioria dos surfistas na parte superior do ranking está somando 4 ou 5 resultados - contam sete. Mas poucos - quase ninguém - tem três resultados bons de fato (os 'keepers'). Como restam quinze etapas 6 estrelas, cinco delas Prime, ainda é cedo para estimativas - mas Hunt estima que este ano a zona de corte será consideravelmente maior do que em 2008 (11.450 pts, média de 1.600 por evento).

No ranking atual, apenas os três primeiros (todos australianos) estão com suas vagas encaminhadas. Dos brasileiros, Jadson André e Marco Polo aproveitaram bem o começo do ano. Mas todos ainda vão ter que remar muito para se garantir no WCT 2010.

Por falar em Al Hunt, segundo publicado na SurferMag a ASP desistiu de unificar os rankings WCT e WQS, pelo menos no próximo ano.

0 Comentários: