segunda-feira, maio 11, 2009

A nota dez de Neco em Teahupoo em 2005



"Teahupoo chegou perigosamente perto de seu melhor hoje (...) com um novo swell de oeste aparecendo para a repescagem. Quatro a seis pés sólidos, com séries maiores, condições críticas na última seção da onda.
A maior somatória foi feita na última bateria do dia, quando o brasileiro Neco Padaratz superou o trauma de quase ter se afogado aqui cinco anos atrás e atacou as ondas como se quisesse se afogar hoje. Ele e o rookie australiano Bede Durbidge tiveram uma disputa excepcional com as ondas bombando a medida que o pôr-de-sol de domingo se aproximava.
O confronto começou com Durbidge marcando um 8.3, mas Padaratz pegou a onda de trás, melhor, e recebeu 8.83, conseguindo em seguida outra nota por volta de seis. Ele então perdeu a prioridade ao dropar um pico de oeste que não deu tubo. Bede repetiu o erro, mas saiu da onda em tempo de manter a prioridade.
Durbidge precisava de um 7.5 e recebeu 7.43 na onda seguinte, perdendo a prioridade. O brasileiro vacilou na primeira onda da série seguinte e devolveu a prioridade ao australiano, que anotou 8.07, deixando Padaratz em busca de uma nota alta, mas ainda com a prioridade.
A chance de Padaratz surgiu quando uma das maiores ondas do dia entrou balançando a numerosa fragata de barcos no canal. Ele virou e remou para ela, dropando incrivelmente tarde, quase junto à crista da onda. Uma fração de segundo depois chegou à base da ameaçadora parede, a guilhotina do lip raspando seus cachos por milímetros, aumentando o drama. Ele encaixou no tubo com posicionamento e timing perfeitos e passou a primeira seção, mas estava atrasado para a próxima e desapareceu da vista, parecendo impossivelmente fundo enquanto a onda acelerava. O público no canal suspirou, mas segundos depois o talentoso regular-footer surgiu das entranhas daquela onda incrível.
Padaratz recebeu nota dez dos cinco juízes e o Billabong Pro Tahiti 2005 teve seu primeiro escore perfeito, deixando Durbidge em combinação. Imperturbável, o jovem de Stradbroke Island arrancou um 9.3 em sua última onda, pouco antes da buzina, para sair da situação, mas obviamente não foi o suficiente para negar ao brasileiro seu direito de disputar o round 3."

Traduzido da SurfingMagazine

0 Comentários: