terça-feira, junho 02, 2009

A primeira entrevista do jornalista CJ

CJ Hobgood aventurou-se no jornalismo e surpreendeu positivamente sua primeira entrevista, com Mano Ziul - publicada na ESPN e com destaque no site da ASP. Lewis Samuels ironizou com habitual espirituosidade as novas atividades do campeão mundial de 2001, mas pela humildade na escolha e na execução da pauta, ponto para CJ.

Atual diretor técnico (Chief Technical Officer) da ASP, Mano Ziul foi um dos principais responsáveis pela informatização do sistema de julgamento a partir dos anos 1980 e pelas transmissões via internet, que começaram na década seguinte. Na entrevista, ele revela entre outras coisas que o webcast de um evento custa hoje entre US$ 180 mil e US$ 300 mil; que o principal obstáculo continua sendo o sinal para transmissão nas locações visitadas pelo tour; ressalta a colaboração lusitana na implantação do sistema; e não subestima o papel da comunicação no surfe:

"Era claro para mim, e para muitas pessoas, que a internet eventualmente ia salvar o surfe. Eu costumava dizer isso muito. A tecnologia melhorou, o surfe melhorou, e tudo isso se traduziu em um crescimento do esporte na internet (...) Enquanto isso, nossa próxima fronteira são os celulares. Se você acha que o surfe foi feito para a internet, espere (pela transmissão) pelo celular. É ainda mais surfe. Resume-se a 'quem está na água neste momento'".

Vale registrar que em 2007 Klaus Kaiser entrevistou Ziul para a revista Solto.

0 Comentários: