segunda-feira, julho 13, 2009

A estreia vitoriosa de Medina e a vaga de Neco


Medina na Praia Mole

A conquista de Gabriel Medina na Praia Mole foi a 126ª vitória brasileira no WQS, a 76ª em território nacional - as outras 50 foram no exterior. [Vitórias brasileiras no WQS] Medina tornou-se o 51º brasileiro a vencer no Qualifying. Com apenas 15 anos, é também o surfista mais jovem a vencer neste circuito - o Maresia Surf foi sua estreia na segunda divisão da ASP.

Assim como na conquista de Aleho Muniz em Portugal, a de Medina em Floripa foi contundente - ele fez a melhor nota e somatória do evento. Essa geração promete.

Foi também a quarta vitória brasileira no WQS 2009, e estamos em julho, o que prenuncia que o total do ano passado (dez conquistas) pode ser facilmente igualado. O recorde são as 13 conquistas de 1996.

Neco Padaratz deu mais um passo significativo em seu retorno ao tour, o terceiro da carreira (afastou-se também em 1998 e 2005 - veja o retrospecto de Neco Padaratz na ASP). A derrota na decisão impediu que se tornasse recordista isolado de conquistas no WQS entre os brasileiros (está empatado com Peterson Rosa, ambos com 8 vitórias). Mas lhe dá a perspectiva de retornar ao WCT pelo Qualifying.

Já foi anunciado que Neco pedirá uma das vagas da ASP para o WCT 2010. Mas segundo explicação de Renato Hickel durante a transmissão de Jeffrey's Bay, essa definição só acontece no final do ano. Das três vagas disponíveis, uma está reservada para Andy Irons e Luke Stedman tem boas chances de ganhar outra. Resta uma, mas com o tour ainda pela metade podem surgir outros candidatos fortes.

Neco competiu em apenas duas etapas do Qualifying este ano e já soma dois resultados significativos - contam sete. Restam até dezembro onze 6 estrelas, três no Brasil, e quatro Primes. O próximo evento começa amanhã em Saquarema com previsão de boas ondas.

0 Comentários: