sexta-feira, julho 24, 2009

Para quem quiser colaborar

Uma das vantagens de usar um blog para um projeto como este - um banco de dados público e gratuito - é a possibilidade dos comentários servirem como ferramenta para colaboradores. Minha intenção inicial não era propriamente fazer do blog um produto em si, e sim compartilhar o rascunho de uma pesquisa que, eventualmente, pode gerar entre outros produtos um database apropriado, com ferramentas específicas para gerar estatística. O primeiro passo é ter um banco de dados completo, amplo e revisado, algo que infelizmente nenhuma instituição possui no momento.

Contudo, os comentários possibilitam objetivos mais amplos. A organização dos resumos de campeonato em posts individuais e ordem cronológica permite que qualquer pessoa deixe seu registro - e ele possa ser posteriormente localizado, com facilidade. O que comprova um bordão que repito sempre, de que esse banco de dados independe de seu autor. Se eu precisar interromper a pesquisa, outro pode dar continuidade, e indiferente de quem edita os posts, uma vez que um evento é cadastrado ele sempre estará disponível para que terceiros compartilhem as informações que dispõem.

Para ajudar possíveis interessados em acrescentar informações ou relatos nos eventos já cadastrados, seguem algumas sugestões sobre o que pode ser interessante - uma "pauta para registro de campeonato". Espero que inspire alguém a colaborar.

Se você tem informações sobre algum campeonato e deseja compartilhar, deixe um comentário no resumo do evento, considerando:

As condições do mar e do tempo: formação das ondas, tamanho e direção de ondulação, direção e intensidade do vento, características da praia, tipo de bancada e de onda, variações de maré, frequência das séries, temperatura, etc.

Os surfistas: número de competidores, nacionalidades, tipos de surfe, manobras em evidência, equipamentos em uso, os favoritos, as surpresas, principais destaques e decepções, melhores e piores momentos, declarações, rumores, polêmicas, etc.

O contexto: importância do evento, expectativas, período do ano, infra-estrutura, julgamento, premiação, patrocinadores, apoiadores, público, transmissão, locução, comentaristas, cobertura da imprensa, fatos relevantes, etc.

Seu ponto-de-vista particular: o Sundek Classic de 1988 foi o primeiro evento que Maurio Borges cobriu sozinho para uma rádio. No Op Imbituba Pro de 1994, Beda Batista entrou n'água após a competição e rompeu os ligamentos do ombro ao tentar furar uma onda - por essa você imagina a força do mar. Informações particulares podem parecer fora de lugar em um banco de dados, porém muitas vezes expressam mais do que resultados e notas. Fiquem a vontade para compartilhar suas histórias.

Algumas informações compartilhadas serão incluídas no post do evento, na medida do possível. Porém, ainda tenho esperança de no futuro reorganizar as informações complementares de todos os eventos em outro formato, mais claro e condizente com um banco de dados (como disse antes, este blog é um rascunho). A prioridade, no momento, é incluir o resumo da maior quantidade possível de campeonatos - a edição final fica para depois.

2 Comentários:

Surfando os Blogs disse...

Olá Gustavo,

Seu blog foi incluído no Surfando os Blogs, que é inspirado no blog neo zelandês "Surf the blogs", mas com a diferença de que o Surfando os Blogs contém somente Blogs de Surf escritos na língua portuguesa.
É o local mais prático para conferir uma lista sempre atualizada (automaticamente, pelo RSS/Feed) das postagens mais recentes desses blogs em nosso idioma.
Caso não queira que seu blog faça parte da lista, basta informar.
Caso queira retribuir o link em seu blog, ficaremos muito agradecidos.

Saudações,

Equipe do Surfando os Blogs
http://surfandosblogs.blogspot.com/

Araguaci Carlos de Andrade disse...

Parabéns pelo trabalho, o que eu conseguir de material vou mandar para o SC.
Obrigado pela dedidação empenhada no levantamento de todas estas informações. Isto é muito importante para lever o surf para um outro nível em nossa sociedade.