terça-feira, julho 14, 2009

A "perna européia" do WCT 2009

Só me dei conta após ouvir um comentário de Klaus Kaiser na locução de J-Bay: após a sexta etapa em Trestles (EUA), o WCT terá três eventos seguidos na Europa, antes da tradicional conclusão em Pipeline. Hossegor (França) e Mundaka (Espanha) integram o calendário da elite há mais de década; e Portugal foi escolhido como sede do The Search deste ano, penúltima etapa do tour. Os três países são velhos parceiros da ASP e já foram tema de material publicado neste blog.

A França estreou no tour em 1987 e por mais de uma década teve três eventos seguidos - era o país com maior número de etapas nos anos 90. A deste ano será a 52ª de primeira divisão em seu litoral, que também recebe valiosas etapas do WQS. Um país bom para os brasileiros: 5 das 14 vitórias nacionais na elite aconteceram na França, único país além da terra natal a proporcionar tantos pódios. [Veja a lista de WCTs na França].

A Espanha estreou no tour em 1988, recebeu quatro etapas do antigo circuito mundial e, entre 1992 e 2008, oito do WCT - todas as mais recentes em Mundaka (ou Bakio, sede alternativa do evento). [Veja o tour mundial na Espanha]. O retrospecto brasileiro em Mundaka é muito bom, com dois vice-campeonatos e seguidas quartas-de-final.

Portugal, que estreou no circuito mundial em 1989, foi dos três países o menos frequentado pela elite: recebeu duas etapas do antigo circuito mundial, em 1989 e 1990, e apenas quatro do WCT (Neco Padaratz e Guilherme Herdy disputaram semifinais em dois desses eventos). [Veja o tour mundial em Portugal].

Os três países também dão sorte para brasileiros no Qualifying: das 50 conquistas nacionais no exterior pela segunda divisão, sete foram em Portugal (recorde), cinco na França e quatro na Espanha (conforme o levantamento de vitórias brasileiras no WQS).

A "perna européia" do WCT 2009 será em setembro e outubro (e a julgar pela vantagem de Parko no ranking, provavelmente o campeão deste ano será consagrado em um desses eventos):

7ª etapa: Quiksilver Pro France
Costa sudoeste da França - 23 de setembro a 4 de outubro

8ª etapa: Billabong Pro
Mundaka, Euskadi, Espanha - 5 a 17 de outubro

9ª etapa: Rip Curl The Search
Supertubos, Portugal - 19 a 28 de outubro

0 Comentários: