terça-feira, novembro 24, 2009

Os últimos top 45 da ASP


Sunset no WQS 2008

Como mencionado aqui, até que o sistema mude, no segundo semestre de 2010, cinco etapas do WCT devem ser realizadas no formato atual: Gold Coast, Bells, Vila, J-Bay e Teahupoo. Algumas dezenas de surfistas disputam nas próximas semanas o privilégio de integrar os últimos top 45 da história e garantir acesso a esses eventos, seja pelo WQS (em Sunset) ou pelo WCT (em Pipeline).

Segundo o mais recente Situation Room do Al Hunt, após Haleiwa os dez primeiros do ranking Qualifying têm vaga garantida na elite. São seis australianos, três norte-americanos e um brasileiro, o potiguar Jadson André.

Restam portanto cinco vagas e 15 surfistas têm chance de alcançá-las no último WQS do ano, o Prime de Sunset Beach, que começa amanhã. Quatro deles são brasileiros: Marco Polo, Rodrigo Dornelles, Bernardo Miranda e William Cardoso. Dornelles já integrou a elite em quatro temporadas e Bernardo em duas; os dois catarinenses buscam uma classificação inédita.

Quem passar dessa lista se juntará a Adriano de Souza e talvez Heitor Alves (depende do Pipemasters) na última meia-temporada do WCT no formato vigente. O que vem depois ainda não está muito claro, mas entende-se que, no segundo semestre, quem estiver fora dos top 32 no ranking unificado sairá do WCT. Ou seja, o próprio Kelly Slater, pivô das mudanças no tour, pode ficar fora do circuito a partir de setembro.

0 Comentários: