quarta-feira, janeiro 06, 2010

Mais uma estreia no tour mundial


Arugam Bay, no Sri Lanka

Em outubro do ano passado postei um levantamento de países/regiões que já sediaram etapas do tour mundial (WCT e WQS). Com a estreia do Canadá em 2009, a lista passava de 30 nomes. Ao final citei mais alguns países, ainda inéditos, com potencial para receber competições - como Marrocos, Irlanda, Moçambique, Filipinas, Tailândia, El Salvador, Nicarágua.

Esqueci de mencionar um que deve integrar o Qualifying de 2010: o Sri Lanka, ao sudeste da Índia. Se confirmado, o evento (que atualmente consta no calendário da ASP como tentativa) será um 6 estrelas, em junho, na mesma data em que era realizado o Prime de Maldivas - fora do tour este ano, após nove edições consecutivas.

A sede prevista para o evento é Arugam Bay, destino surfístico repleto de referências positivas na internet. Como muitos países asiáticos, o Sri Lanka tem sua parcela de exotismo e também de instabilidade: ex-colônia portuguesa, holandesa e britânica, a ilha (até 1972 conhecida como Ceilão) convive até hoje com conflitos étnicos.

Ao contrário do WCT, o calendário WQS muda constantemente durante o ano. A versão atual tem 27 etapas 6 estrelas, oito delas Prime.

0 Comentários: