sábado, setembro 16, 2006

1976

Mundial
O primeiro circuito mundial da história foi concebido apenas ao final do ano, com a criação da International Professional Surfing (IPS), e teve 14 etapas; Peter Townend foi vice em duas e tornou-se o primeiro campeão mundial da era dos circuitos.
A etapa brasileira - o primeiro Waimea 5000 - foi a nona parada do calendário; Pepe Lopes derrotou Jeff Crawford na final - foi a primeira conquista nacional em uma competição internacional de surfe. Pepe também participou do Pipemasters e foi à decisão do evento.

Brasil
O segundo Festival de Surfe de Saquarema foi vencido por Daniel Friedman; Paulo Proença foi o vice.

Santa Catarina
A Citur promoveu o 1º Festival de Surf Verão.

2 Comentários:

Maurio Borges disse...

Diz aí Gustavo.
Legal a iniciativa...
Fiquei sabendo do blog através do DC de domingo. Que legal Surfe no DC de domingo. O Mauricio Xavier manda muito bem, tem um texto bacana. Espero que as coisas andem. Bem, tenho material dos primeiros campeonatos disputados em Santa Catarina, inclusive fotos. Minha pesquisa foi feita através do jornais da época quando eu estava fazendo a Revista Resgate!. Tem um evento - não consta aí da tua relação - promovido em 1976 pela Citur (Airton Oliveira). Inclusive o Jornal O Estado, na época, estampou na página principal as regras do campeonato, baterias e demais informações. Foi o "1º Festival de Surf Verão de 76". O Rock Surf & Brotos aconteceram nos meses de inverno - junho de 76 e julho de 77 e foram organizados pelo Cacau, Ricardinho Machado juntamente com o Dedinho.

Vou colocar ainda essa semana teu o blog nos meus favoritos.
Acessa aí: maurioborges.blogspot.com

Surfe Catarinense disse...

Valeu a contribuição, Maurio! Vamos atrás do clipping do jornal O Estado, o Lima também falou que eles e o jornal A Notícia registraram esses primórdios. E essa revista Resgate?
Seu blog também será incluído entre os links daqui. abç, Gustavo Cabral