terça-feira, outubro 31, 2006

1991

Mundial
O 15º circuito mundial da história foi o último no formato vigente desde 1976; a partir do ano seguinte, foram criadas as duas divisões: WCT e WQS. O tour teve 18 etapas e Damien Hardman conquistou o bicampeonato mundial (o título anterior foi em 1987).
O Brasil recebeu duas etapas: o Alternativa Pro, Barra da Tijuca (RJ), vencido por Flávio Padaratz (sua primeira conquista na ASP); e o Hang Loose Pro, pelo segundo ano no Guarujá (SP), cujo campeão foi Nicky Wood.
Fábio Gouveia conquistou duas vitórias pelo tour no exterior: o Arena Surfmasters, em Biarritz (França), e o Hard Rock Cafe World Cup, em Sunset Beach (Hawaii).
Mike Parsons foi campeão norte-americano pela PSAA.

Brasil
O quinto Circuito Brasileiro da Abrasp teve 6 etapas e o campeão foi o paulista Ricardo Toledo - ele venceu dois eventos [resumo].
As sedes foram: Joaquina (SC), Torres (RS), Itamambuca (SP), Guarujá (SP), Maracaípe (PE) e Natal (RN). Pernambuco e Rio Grande do Norte estrearam no circuito nacional. Foi a última edição do Brasileiro da Abrasp nesse formato - a partir do ano seguinte, o título passou a ser decidido pelas etapas nacionais do recém-criado WQS.
No Rio de Janeiro, Guilherme Gross venceu pela OSP o circuito Limão Brahma, que teve 6 etapas.
Em São Paulo, Renan Rocha foi campeão pela Associação Paulista de Surf (APS), em um circuito de 4 etapas, encerrado somente em 1992.
No começo do ano, Pepê Lopes morreu em um acidente de asa delta no Japão.
Em novembro, Otaviano "Taiu" Bueno sofreu uma grave lesão na coluna vertebral enquanto surfava em Paúba, no litoral paulista.

Santa Catarina
Não foi realizado o circuito catarinense de surfe profissional. Em agosto, Bira Schauffer venceu a eleição da Fecasurf sobre Saul Oliveira, por 6 votos a 4. O principal campeonato realizado no Estado foi a etapa de abertura do Circuito Brasileiro.

1 Comentários:

jasonbob disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.