quarta-feira, novembro 01, 2006

1992

Mundial
Foram criadas as divisões do surfe mundial: World Championship Tour (WCT) e World Qualifying Series (WQS).
Dois brasileiros competiram entre os top 45: Fábio Gouveia e Flávio Padaratz.

O WCT teve 11 eventos; Kelly Slater fez cinco finais, venceu duas e conquistou seu primeiro título mundial com uma etapa de antecipação, no Rio de Janeiro.
A etapa brasileira - o Alternativa Surf - foi a penúltima, na Barra da Tijuca; Damien Hardman derrotou Tom Carroll na final e Gouveia chegou à semi.
Fábio Gouveia venceu o Marui Pro, em Chiba, no Japão - sua quarta e última conquista no circuito mundial (primeira divisão). Ele terminou a temporada em 5º, melhor resultado de um brasileiro até então.
A etapa da França foi cancelada por falta de ondas.

O WQS teve 42 etapas e foi vencido por Flávio Padaratz.
O Brasil sediou oito etapas: duas na Joaquina e duas na Barra da Tijuca; as demais foram em Torres, Itamambuca, Maracaípe e Pitangueiras. Seis foram vencidas por brasileiros e as duas últimas por australianos. As seis vitórias em território nacional - de seis surfistas diferentes - foram as únicas brasileiras no Qualifying.

Brasil
O circuito nacional acompanhou as mudanças da ASP - o ranking passou a ser definido pelas etapas nacionais do WQS, somadas aos circuitos estaduais e regionais.
A disputa pelo título brasileiro começou e terminou na Joaquina; Jojó de Olivença conquistou o bicampeonato (ele venceu a etapa de abertura).
Tinguinha Lima foi campeão paulista profissional.
Petr^nio Alves foi campeão cearense profissional.

Santa Catarina
O Circuito Catarinense da Fecasurf voltou a ser realizado após um ano de ausência, com quatro etapas (premiação de US$ 1,5 mil cada), todas vencidas por surfistas de fora do Estado. Carlos Santos foi o campeão catarinense.
Foi criada a Organização dos Surfistas Profissionais Catarinenses (OSPC) - entre as competições que promoveu, houve uma na Joaquina, em junho, na qual Flávio Padaratz derrotou Júnior Maciel na final.

Falecimento
No dia 6 de agosto, Mark Sainsbury morreu vítima de um aneurisma cerebral enquanto surfava em Avoca Beach. "Sanga" tinha 25 anos, era campeão australiano de surfe e venceu uma etapa da ASP em 1989.

0 Comentários: