terça-feira, novembro 07, 2006

1998

Mundial
O WCT teve 11 etapas; Kelly Slater venceu a primeira e conquistou o hexacampeonato mundial no último evento, em Pipeline.
A etapa brasileira - o Rio Marathon Surf, na Barra da Tijuca (RJ) foi a penúltima. Peterson Rosa derrotou Michael Campbell na final, a primeira vitória brasileira em casa pelo WT (as outras foram anteriores a criação do circuito em 1992).
O Brasil teve sete representantes entre os top 45: Peterson Rosa, Renan Rocha, Guilherme Herdy, Victor Ribas, Jojó de Olivença, Neco Padaratz e Armando Daltro.
Fábio Silva também ganhou vaga mas desistiu do circuito após cinco etapas.
Peterson Rosa terminou o ano entre os top 10.
Foi realizada a quarta edição do The Quicksilver in Memory of Eddie Aikau, em Waimea Bay, vencido por Noah Johnson.

O WQS teve 38 etapas e o campeão foi Fábio Gouveia, que venceu uma (e tornou-se o terceiro brasileiro a conquistar o título do Qualifying).
O Brasil sediou seis etapas: duas em Santa Catarina, uma em Pernambuco, uma em Alagoas, uma no Rio de Janeiro e uma no Ceará. Duas delas foram vencidas por estrangeiros.
Houve 6 vitórias brasileiras no WQS: além das quatro em casa, as outras duas foram na Argentina e no Peru.

Brasil
O título brasileiro foi decidido pelo sétimo ano seguido pelas etapas do WQS em território nacional. Fábio Gouveia venceu um evento, foi vice em outro e ficou com o título nacional pela primeira vez (igual a Victor Ribas no ano anterior).
Jair de Oliveira foi tricampeão paulista no Circuito Sthill de Surf (mas o alagoano Tânio Barreto terminou em primeiro no ranking).
Rodrigo Dornelles foi campeão do circuito gaúcho, que teve 5 etapas.

Santa Catarina
O Estado voltou a receber etapas do WQS após dois anos afastado do tour.
O Circuito Catarinense - a primeira Taça Governador do Estado Mormaii - teve seis etapas. Flávio Padaratz venceu três e conquistou seu primeiro título estadual.
Alexandre "Xandi" Fontes assumiu a presidência da Fecasurf.

0 Comentários: