segunda-feira, fevereiro 05, 2007

2005 - 2ª etapa do Circuito Catarinense

Sul Nativo Surf Pro
2ª etapa do Circuito Catarinense
Local: Praia Central de Balneário Camboriú
Data: julho de 2005

Resultado
1º. Andreas Eduardo (SC)
2º. Thiago Bianchini (SC)
3º. Jean da Silva (SC)
4º. John Júnior (SC)
5º. Ricardo Ortiz (SC)
5º. Guga Arruda (SC)
7º. Marcel Miranda (RS)
7º. Márcio Farney (CE)
9º. Beto Mariano (SC)
9º. Willian Cardoso (PR)
9º. Fabio Carvalho (SC)
9º. Thiago Machado (SC)
13º. Sergio Andre (SC)
13º. Roni Ronaldo (SC)
13º. Rafael Ramos (SC)
13º. Tânio Barreto (AL)

Ranking Catarinense após a 2ª etapa:
1º. Jean da Silva (SC) - 1.590 pts
2º. Andreas Eduardo (SC) - 1.360 pts
3º. William Cardoso (SC) - 1.230 pts
4º. Thiago Bianchini (SC) - 1.180 pts
5º. Ricardo Ortiz (SC) - 1.110 pts
5º. Beto Mariano (SC) - 1.110 pts
7º. Marco Polo (SC) - 1.070 pts
8º. Guga Arruda (SC) - 1.060 pts
9º. Tânio Barreto (AL) - 1.005 pts
10º. Fábio Carvalho (SC) - 1.000 pts


Informações complementares:
O mar apresentou "condições difíceis" durante a competição, com ondas em torno de meio metro, segundo a reportagem. O local de Piçarras Andreas Eduardo, campeão da etapa, declarou ter acordado às 5h30 e às 6h estava surfando no local do evento. "Vi que aqui na frente estavam rolando boas direitas", declarou. Na bateria decisiva, Andreas recebeu uma nota 7,83 em sua primeira onda, um 7,5 na quarta e confirmou o título com um 9. Ele somou 16,83 pts de 20 possíveis, superando os recordes do evento que outros dois finalistas tinham acabado de atingir. Com a vitória, Andreas, 27 anos, assumiu a vice-liderança no ranking e recebeu R$ 4 mil. Ele não vencia um campeonato desde 2002, quando conquistou a etapa do SuperSurf de Ubatuba. Em 2004, ele fez uma final em Saquarema e retornou aos Top 16 da ABRASP.
Um dos destaques da etapa foi o vice-campeão Thiago Bianchini, 18 anos, que estava voltando a competir após quase um ano afastado (segundo o texto, Bianchini era apontado uma das maiores revelações do surfe catarinense aos 15 anos). Bianchini e Jean da Silva eliminaram Guga Arruda e o campeão gaúcho Marcel Miranda em uma semifinal decidida nos minutos finais.
Jean da Silva, que até então tinha subido no pódio em todas as etapas do circuito catarinense que disputou desde 2004, voltou da África do Sul para competir no evento. Como chegou na última hora perdeu a condição de cabeça-de-chave e teve que entrar nas triagens. Ele manteve a liderança no ranking catarinense com o resultado e embarcou na mesma semana para competir nos Estados Unidos.
John Junior, que não competiu na primeira etapa da temporada em Garopaba por falta de patrocínio, derrotou o campeão Andreas Eduardo duas vezes seguidas, nas quartas-de-final e nas semifinais.
Muitas baterias foram definidas por pequenas diferenças, gerando reclamação dos atletas. O então campeão catarinense Diego Rosa protestou (e segundo o texto alguns juízes reconheceram a injustiça) ao ser eliminado por Jean da Silva e Sérgio André - este último virou o resultado com uma onda que Rosa deixou passar porque ele achou que ela não tinha potencial para render os 5 pontos que o adversário precisava. Dois finalistas da primeira etapa também perderam de forma semelhante: nas quartas, William Cardoso, natural de Balneário Camboriú, precisava de 4,97 pontos em sua última onda para superar Andreas Eduardo, e recebeu 4,67. E Marco Polo não passou da estréia ao ser superado por menos de meio ponto por Beto Mariano e Marcel Miranda.
O evento teve patrocínio da Sul Nativo, Oakley, Freesurf e Bully's, apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME) da Prefeitura de Balneário Camboriú, Central Station, Hotel Bali e Associação de Surf de Balneário Camboriú (ASBC). Divulgação pela Rede Atlântida FM e boletins "De Olho no Mar". A premiação total foi de R$ 15 mil, distribuídos aos 16 melhores colocados.

Fonte: texto divulgação de João Carvalho no site da Fecasurf.

Mais: Todas as etapas do Catarinense 2005
todos os eventos cadastrados de 2005

0 Comentários: