segunda-feira, novembro 24, 2008

Surpresas no Hawaii?


Jihad, reestréia garantida

"Pode haver surpresas", teclou um enigmático Júlio Adler, dias atrás. Falávamos do encerramento da temporada 2008, no Hawaii, e da redução sem precedentes do número de representantes que o Brasil terá no WCT para o ano que vem.

Há poucos dias, somente Adriano de Souza tinha vaga garantida. Jihad Kohdr assegurou a sua com o vice-campeonato em Haleiwa, no sábado passado. Mais um ou dois podem engrossar esse caldo após Sunset (WQS) e Pipeline (WCT); chegar a cinco brasileiros entre os top 45, no entanto, parece tão provável no momento quanto o Vasco escapar da série B. Ou seja: é possível, mas...

Sejam 3, 4 ou 5, será o menor número desde 1994. [Brasileiros no WCT]

Para alguns, o vice de Jihad pode ser a surpresa prevista - sua estréia infeliz no Dream Tour deixou a impressão de que tem muito a melhorar em ondas de qualidade. Mas vale lembrar que ele venceu o rookie of the year da Tríplice Coroa Havaiana em 2007.

Como Leonardo Neves em Sunset Beach, no ano passado, Jihad quase igualou o feito de Fábio Gouveia em 1991 - até hoje a única vitória de um brasileiro no Hawaii.

O paranaense mostrou nas direitas tubulares de 6 pés em Haleiwa o surfe que ficou devendo no WCT, mas o dia era de Michel Bourez. Foi pelo menos a segunda vez que um brasileiro foi vice em Haleiwa. Em 2003, Armando Daltro só perdeu para Troy Brooks - mas as ondas não passaram de 3 pés na decisão.

Pelo WQS, resta apenas o 6 estrelas Prime de Sunset Beach, cujo prazo começa hoje. A lista final para 2009 será conhecida em dezembro, após o Pipemasters.

Dos atuais integrantes, Heitor Alves, Rodrigo Dornelles e Leonardo Neves tem chances de se manter (sem falar no Neco Padaratz, que deve pedir uma das vagas da ASP por contusão); batalhando para entrar estão Simão Romão, Hizunomê Bettero, Jadson André, Wiggolly Dantas, Raoni Monteiro, Pedro Henrique. Torçamos por mais "surpresas".

0 Comentários: