quinta-feira, dezembro 03, 2009

O desfecho em Sunset Beach


Willian Cardoso, Sunset

Restam quatro dias para encerrar o período de espera do O'neill World Cup of Surfing, em Sunset Beach - a última etapa do WQS pode ir até o próximo domingo. Com o round de 64 ainda por finalizar, Randy Rarick estima que as 23 baterias que faltam para definir o campeão podem ser concluídas em um dia e meio.

A competição talvez recomece hoje (às 8h no Hawaii, 16h no Brasil, vale acompanhar a transmissão) com previsão de ondas de 15 a 20 pés - semelhante ao ano passado, quando os dois últimos dias do evento foram realizados em "condições de sobrevivência".

Há oito brasileiros no páreo, alguns na disputa por vaga na elite do ano que vem (conforme mencionado aqui, os últimos top 45 da história). Mas diferente do publicado aqui, não são apenas quatro (Marco Polo, Rodrigo Dornelles, Bernardo Miranda e Willian Cardoso) que podem chegar lá. Qualquer surfista com cerca de 10 mil pontos no ranking tem chances matemáticas de alcançar os top 15 se vencer o campeonato. Caso de Neco Padaratz.

Neco, semifinalista do World Cup em 2006, está acompanhado este ano no Hawaii da esposa e do filho caçula, e já passou duas fases. Precisa avançar mais quatro para alcançar sua 11ª temporada na elite (a ASP publicou uma tabela com as pontuações possíveis para cada competidor após Sunset).

Além dos top 15, Sunset Beach também vai decidir o último campeão do WQS - afinal o ranking será unificado no ano que vem.

E um último atrativo do evento é a rara presença em um Qualifying dos dois candidatos ao título mundial deste ano, a ser decidido no Pipemasters: Mick Fanning e Joel Parkinson. Em Sunset os dois só poderão se encontrar na final.

0 Comentários: