quinta-feira, novembro 09, 2006

2000

Mundial
O WCT teve 11 etapas; Sunny Garcia fez três finais, venceu duas (os dois primeiros eventos do ano) e conquistou o título mundial com uma etapa de antecipação, no Rio de Janeiro. Foi a segunda vez seguida (e a terceira na história) que o título mundial foi decidido no Brasil.
A etapa brasileira - o Rio Surf International, na Barra da Tijuca (RJ), foi a penúltima. Kalani Robb derrotou Taj Burrow na final (foi a segunda final seguida de Taj no Brasil).
O Brasil teve nove representantes entre os top 45: Flávio Padaratz, Guilherme Herdy, Peterson Rosa, Renan Rocha, Armando Daltro, Fábio Gouveia, Neco Padaratz, Victor Ribas e Yuri Sodré. Quatro deles - Flávio Padaratz, Guilherme Herdy, Peterson Rosa e Armando Daltro - chegaram à final em alguma etapa do WT, mas nenhum venceu.
Dois brasileiros terminaram entre os top 16: Flávio Padaratz e Guilherme Herdy.

O WQS teve 31 etapas (como no ano anterior); Armando Daltro conquistou o título, o quinto brasileiro em nove anos de Qualifying (quarto consecutivo).
O Brasil sediou cinco etapas: duas em Santa Catarina, uma em Pernambuco (Fernando de Noronha), uma no Rio de Janeiro e uma em São Paulo. Duas foram vencidas por estrangeiros.
Houve 5 vitórias brasileiras no WQS: além das três em casa, as outras duas foram nos EUA e em Portugal.

Brasil
A exemplo do mundial (desde 1992), o surfe brasileiro passou a ter duas divisões: o SuperSurf e o SuperTrials. O título nacional passou a ser decidido em um circuito de elite (o SuperSurf), restrito aos pré-classificados no ano anterior. As etapas dos circuitos regionais (como a Taça Governador do Estado Mormaii, em Santa Catarina) passaram a pontuar para a divisão de acesso (o SuperTrials).
O primeiro SuperSurf da história teve seis etapas: duas em São Paulo, uma em Alagoas, uma na Bahia, uma no Rio de Janeiro e uma em Santa Catarina. Peterson Rosa fez duas finais, venceu uma e conquistou o inédito tricampeonato nacional - a decisão foi no último evento.
James Santos foi campeão do primeiro SuperTrials.
Maicon Rosa foi campeão paulista profissional.

Santa Catarina
A terceira edição da Taça Governador do Estado Mormaii Pro - o Circuito Catarinense - teve quatro etapas. James Santos venceu a segunda e conquistou o título estadual (o paraibano Otávio Lima ficou em primeiro no ranking, mas não pontuou por ser de outro estado).

0 Comentários: